Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Nova regulamentação incrementa controle à ferrugem da soja na Bahia

Estado instituirá o Vazio Sanitário da Soja, que tem como obejtivo quebrar o ciclo de reprodução do fungo causador da ferrugem asiática.

Redação (12/02/2009)- Pela segunda safra consecutiva, a Bahia instituirá o Vazio Sanitário da Soja. De 15 de agosto a 15 de outubro, não poderá haver plantação de soja de qualquer porte no território baiano. O objetivo do vazio sanitário é quebrar o ciclo de reprodução do fungo causador da ferrugem asiática da soja. A medida faz parte do Programa de Manejo Estratégico da Ferrugem Asiática da Soja no Oeste da Bahia.

No final do mês de janeiro, o combate à ferrugem ganhou o reforço da Portaria de número 59, publicada pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), que torna obrigatório o cadastramento de todas as propriedades de soja do estado. Esse cadastramento será feito através do site da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba). Após preencher o formulário no site www.aiba.org.br, o produtor imprime uma cópia, que deve ser protocolada junto à Adab.

“O conhecimento exato da área plantada com soja nos permite maior precisão do monitoramento e controle do fungo”, diz a pesquisadora da Fundação Bahia, Mônica Cagnin Martins.

O Programa Estratégico de Manejo da Ferrugem da Soja no Oeste da Bahia foi implantado em 2003 e é coordenado pela Aiba e executado pela Fundação Bahia, Adab, EBDA, MAPA, Embrapa, com o apoio das Prefeituras Municipais e iniciativa privada.