Redação (13/02/2009)- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem (12) que vê a crise financeira mundial como uma oportunidade para o Brasil ganhar espaço na economia internacional. Apesar de reconhecer o desafio de facilitar o crédito nesse momento, o presidente assegurou que o país está mais preparado para enfrentar a crise do que qualquer outra nação.
“A crise, eu penso como oportunidade. Eu vejo como uma chance de a gente sair mais fortalecido”, disse Lula. “O Brasil está mais preparado para enfrentar essa crise do que todos os países ricos do mundo”, completou, ao visitar trechos da rodovia BR-101, em Escada, em Pernambuco – que integram o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Os trechos, com mais de 80 quilômetros, devem ser concluídos em dezembro deste ano, com investimentos de R$ 530 milhões.
Lula reforçou que o governo lançará as medidas de estímulo à construção civil nos próximos dias. Uma das metas do pacote é construir 1 milhão de casas até 2010. “Os empresários que estavam habituados a construir 100 mil, 200 mil casas, se preparem para 1 milhão. Acho que vocês não estão preparados, como o governo não está preparado, porque ninguém nunca construiu 1 milhão de casas”, afirmou o presidente, convocando o empresariado.
A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, antecipou na quarta-feira (11) que o foco do programa é atender famílias com renda de dois a dez salários mínimos. O governo quer ainda reduzir o tempo de construção das moradias de 33 para 11 meses.