Redação (27/02/2009)- Um foco de gripe aviária foi detectado em duas fazendas de produção de ovos no Reino Unido, após uma queda incomum da produtividade, informou o grupo avícola Bernard Matthews Farms.
O vírus, segundo testes preliminares, não seria do tipo altamente patogênico, o que significa que não representa risco para a população e para os consumidores, acrescentou a companhia. Tampouco os serviços de saúde pública recomendaram tratamento preventivo aos trabalhadores dessas fazenda, com a administração da droga Tamiflu, destinada às pessoas contaminadas com o vírus da gripe aviária.
O Departamento de Meio Ambiente, Alimentação e Agricultura do Reino Unido não encontrou pássaros doentes na região, mas, por cautela, impôs restrições à movimentação de animais no Sul da Inglaterra, informou a porta-voz da Bernard Matthews, Sophia Rehman. As restrições serão mantidas até que os resultados dos testes sejam conhecidos.
O vírus, que foi denominado como H5N1, responsável pela gripe aviária foi detectado em Dorset, sul da Inglaterra, pela primeira vez em fevereiro de 2008, quando foram encontrados 11 pássaros selvagens mortos. Posteriormente, 150 mil perus foram abatidos. Em fevereiro de 2007, o vírus já havia sido indentificado na propriedade. "Os testes nos laboratórios estão em andamento e as conclusões deverão ser conhecidas rapidamente".