O sistema produtivo de Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (iLPF) será demonstrado durante um curso promovido pela Embrapa Amapá, no período de 25 a 27 deste mês, dirigido a técnicos que atuam em atividades de transferência de tecnologia no estado. Na quarta-feira, 25, e quinta-feira, 26, a programação constará de palestras e debates no auditório da Embrapa Amapá, e na manhã de sexta-feira, 27, o curso será encerrado com um Dia de Campo voltado à demonstração prática no Campo Experimental do Cerrado, localizado no km 45 da BR-156.
Programação
O curso, realizado com recursos do PAC Embrapa, será iniciado às 8 horas da quarta-feira, 25, com uma apresentação do coordenador do projeto iLPF da Embrapa na região Norte, Paulo Campos Christo Fernandes, pesquisador da Embrapa Amazônia Oriental (Belém-PA).
Em seguida, o pesquisador Alexandre Uhlmann, da Embrapa Amapá, vai falar sobre as potencialidades e fragilidades no uso dos solos do Amapá. No período da tarde, o pesquisador Nagib Melém abordará aspectos do papel da agricultura no sistema iLPF, e o aluno do mestrado em Biodiversidade Tropical Henrique Gomes vai falar sobre o papel da floresta neste sistema produtivo.
Na quinta-feira, 26, o professor da Universidade Estadual Paulista (Botucatu-SP), Paulo Meireles, que foi pesquisador da Embrapa Amapá e retorna a Macapá especialmente para este curso, vai palestrar sobre os benefícios, desafios e potencialidades do iLPF na pastagem.
Em seguida, o tema da apresentação da pesquisadora Ana Elisa Montagner será a produção animal neste sistema. No período da tarde, a questão sócio-econômica no sistema iLPF será assunto do pesquisador Vicente Godinho, da Embrapa Rondônia. Os exemplos práticos do sistema iLFP com sucesso no Brasil e as adaptações às demandas do Amapá serão assuntos do pesquisador Paulo Campos Christo Fernandes.
A programação segue na sexta-feira, 27, com o Dia de Campo com demonstrações práticas do sistema iLPF no Campo Experimental do Cerrado, aberto a produtores rurais e técnicos interessados em debater e trocar experiências.