Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Externo

Agricultura cubana passa por mudanças

<p>Cuba promete corte de "pessoal improdutivo" e cooperativas em sua reforma agrícola. Medidas começam em dezembro.</p>

O governo de Cuba divulgou ontem que pretende cortar 10% do “pessoal improdutivo” das fazendas estatais. As 415 propriedades serão desmembradas em chácaras menores. As mudanças começam a partir de dezembro.

O anúncio apareceu ontem no jornal oficial “Granma”. Uma das promessas do governo de Raúl Castro é dinamizar a agricultura e diminuir a dependência de alimentos importados (cerca de 60% do total). Havana tem incentivado pequenas cooperativas e produtores privados e começou a distribuir terras improdutivas estatais desde 2008. O esforço esbarra na falta de insumos e energia elétrica.

O “Granma” disse que 89 mil funcionários das fazendas estatais (26% do total) são improdutivos e que o quadro era o mesmo desde os anos 80. Cuba atravessa grave crise de liquidez e promove severo racionamento de energia. O comércio exterior de janeiro a setembro foi 36% menor que em 2009. Havana cortou produtos da “libreta”, a cota mensal de alimentos e artigos megassubsidiados pelo governo. O “Granma” disse recentemente que a época da “libreta” acabou.