Avicultura é a criação de aves para a produção de alimentos. Medicina Veterinária é a profissão responsável pela sanidade, ou saúde, através de Planos de Biosseguridade e/ou Biossegurança da cadeia de produção, passando pelo processamento industrial e indo até a segurança alimentar do consumidor final. Indicadores de produtividade, abate ao mercado externo e interno, desempenho social, ambiental, sanitário e econômico, colocam esse profissional, diretamente, nesse processo. A avicultura no Brasil destaca-se no complexo proteína animal e a produção brasileira em 2009 deverá ultrapassar a marca de 11 milhões de toneladas de carne, sendo 30% desse total exportados para mais de uma centena de países. O mercado interno com maior demanda mudou o hábito das pessoas, passando de consumidor de carne bovina para a carne branca do frango.
A veterinária atua no gerenciamento de inúmeros controles, qualidade, tecnologia de ponta da produção ao mercado, que somada à competência das organizações fazem sucesso no Brasil. O mundo aprecia nosso frango e temos muita área para ser explorada da criação/industrialização ao mercado, fato diferente em outros países e continentes por falta de espaço, água, mão-de-obra, insumos, condições climáticas e de profissionais tão bem preparados como os veterinários. Somos o maior exportador mundial e um dos maiores produtores, contando com grandes marcas, na sustentabilidade dessa posição de liderança. Mais de quatro milhões de pessoas atuam na avicultura e merecem respeito pelo patamar alcançado e, nesse contexto, um contingente grande de médicos veterinários das iniciativas pública e privada participam desse êxito.
A avicultura tem múltiplas funções e atividades que necessitam da capacitação desses profissionais como: no controle da saúde dos plantéis, na qualidade de todos os processos – genética, cria, recria de matrizes e poedeiras, produção de ovos, incubatórios, integração de produtores rurais com as agroindústrias, manejo e bem-estar desde o pintainho à apanha/transporte das aves, logística, indústria, laboratórios farmacêuticos, biológicos, de patologia, físico, químicos, ambiental, nutrição, fabricação de ração, farinhas e óleos de origem animal, consultorias de gestão, relação com fornecedores de insumos, comercialização de produtos, projetos, planejamento, administração, biotecnologia, política, jurisdição e ética da classe e profissão, responsabilidade técnica, entre outros –, no intercâmbio entre todas essas áreas e, finalizando, na garantia da segurança alimentar do frango e outras aves como alimento. A liderança desse profissional no segmento é uma realidade e sua colaboração e fundamental na manutenção no topo da avicultura brasileira.
Parabéns a todos os veterinários!
Por Valter Bampi, médico veterinário e executivo avícola