Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

P&D

Soja tolerante à seca

<p>Embrapa usa gene japonês para criar novo tipo de soja. Perspectiva é de que o Japão invista pelo menos US$ 3 milhões na compra de equipamentos e reagentes.</p>

A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) deve oficializar até o fim do ano uma parceria com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica, na sigla em inglês) com o objetivo de desenvolver variedades transgênicas de soja tolerantes à seca. As bases do acordo foram acertadas nos últimos dias, durante visita de uma comissão técnica japonesa ao Brasil.

A perspectiva é de que o governo japonês invista pelo menos US$ 3 milhões na compra de equipamentos e reagentes, além de treinamento e contratação de pesquisadores brasileiros. O projeto deve durar cinco anos e será executado nos dois países, em parceria com o Centro Internacional de Pesquisa em Ciências Agrícolas do Japão (Jircas) e a Corporação Japonesa de Ciência e Tecnologia (JST).

Embrapa e Jircas possuem um acordo de cooperação técnica desde 1995 e, há seis anos, trabalham em um projeto para desenvolver linhagens de soja resistentes à estiagem.

O Jircas detém a patente do gene DREB (sigla em inglês para Proteína de Resposta à Desidratação Celular), que confere às plantas maior tolerância a situações de estresse climático.

Um acordo assinado em 2003 liberou o gene para a Embrapa, que começou a pesquisá-lo em linhagens de soja. Com a nova parceria, outros genes devem ser colocados à disposição para a empresa brasileira.