Num dos eventos mais participativos, dinâmicos e vibrantes da história da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), o XIII Seminário Nacional do Desenvolvimento da Suinocultura, encerrado na sexta-feira, consagrou em definitivo a escolha de privilegiar, neste tipo de encontro, o debate em torno das questões estratégicas do setor. Para o novo Presidente da ABCS, Irineu Wessler, eleito na quarta-feira, “ficou provado que estamos no caminho certo e que agora temos que aproveitar o alto grau de mobilização que presenciamos em Foz do Iguaçu para unir o setor em torno de seus objetivos centrais”.
Para Irineu, o XIII Seminário consolidou a visão de que o setor deve trabalhar, de forma sistêmica e organizada, para mudar a estrutura de comercialização da carne suína no país. “O Brasil é o único grande produtor de suínos que consome menos de 30 kg per capita e temos que aproveitar a força de mobilização reunida no Seminário para superarmos essa inaceitável marca de 13 kg per capita que registramos”, disse o novo Presidente da ABCS.
Wessler destaca o cenário desenhado pelo Ex-Ministro da Fazenda, Mailson da Nóbrega, na abertura do evento, segundo o qual o Brasil deverá manter a expansão da renda e de sua distribuição, por um lado, enquanto a demanda dos países asiáticos deverá crescer de forma sustentada, por outro. “Nós temos um futuro muito promissor pela frente, mas para chegar lá precisamos oferecer a carne suína nos diversos mercados de acordo com as reais expectativas dos diferentes consumidores e garantir, assim, nosso espaço neste processo”.
O Presidente da ABCS destacou a participação do Ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, que manteve longo debate com os suinocultores, na quinta à tarde, e depois, na sexta-feira pela manhã, ainda presidiu a mesa que discutiu as opções econômicas e políticas para o segmento. Stephanes só foi embora depois do almoço de encerramento, realizado no bosque do Hotel Rafain em torno dos cortes de churrasco concebidos pela campanha “Um Novo Olhar Sobre a Carne Suína”.
Wessler vai convocar as lideranças do setor para debater os resultados do Seminário e definir seus desdobramentos. Em anexo, a íntegra do discurso de posse do novo presidente da ABCS, no qual ele alinha as principais diretrizes da chapa eleita para o próximo biênio (2009/2011).