Para o trigo, o IGC prevê produção de 683 milhões de toneladas, um aumento de 12% no ano. Já a produção do milho deve atingir 775 milhões de toneladas, ligeiramente superior às 773 milhões de toneladas previstas em outubro. Elevação das previsões de produção de grãos na Europa, Rússia e Ucrânia foram anuladas pelo declínio da Argentina e Austrália.
O cenário de oferta global permanece apertado, com estoques globais previstos em 307 milhões de toneladas, ante 283 milhões de toneladas na safra passada. O consumo mundial de grãos ficou em 1,745 bilhão de toneladas, 2 milhões de toneladas menor que o previsto em outubro.
O IGC informou também que, enquanto a crise financeira mundial deve reduzir o consumo de alimentos em alguns países desenvolvidos, o consumo de carne mundial deve aumentar 2% em 2009, pressionando as ofertas de grãos para ração animal.
A queda nas cotações dos grãos e os mercados de crédito mais apertados devem causar um decréscimo de 1,6% na área a ser colhida com trigo, para 221,7 milhões de hectares em 2009, informou a entidade. As informações são da Dow Jones.