Redação (19/11/2008)- O Brasil terá 500 estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) até 2009. Atualmente, são 434 instaladas que alimentam a base para previsão de tempo, pelo o Modelo Brasileiro de Alta Resolução (MBAR). As previsões são efetuadas com resolução de sete quilômetros, com antecedência de três a cinco dias de e assim, detalhados em temperatura, chuva, umidade relativa do ar e quantidade de energia solar. As técnicas de previsão, com modelos matemáticos de simulação de tempo e clima, são utilizadas para auxiliar no planejamento e elaboração de estudos e previsões voltados à agricultura.
Na comemoração dos 99 anos do Inmet, nesta terça-feira (18), o presidente do instituto, Divino Moura, enfatizou a importância da meteorologia para a agricultura brasileira. “Diminuir os impactos de fenômenos severos, por meio da previsão de tempo, com até cinco dias de antecedência, ou previsão de clima, com a probabilidade do que vai acontecer nos próximos três meses, faz parte do nosso trabalho”.
Nesses anos, o Inmet acompanhou os avanços tecnológicos, como a utilização de imagens de satélites e da internet, que otimizou a troca de informações entre meteorologistas do Brasil e do mundo. Atualmente, oferece serviços de monitoramento, análise e previsão de tempo e de clima para as capitais, municípios, estados, regiões do Brasil. “É importante que os estados atuem na coleta de dados para suas meteorologias, em aplicações específicas. Além disso, como membro da Organização de Meteorologia Mundial, temos observações do mundo inteiro para fazer uma previsão de cinco dias“, explica.
Para a elaboração de relatórios e previsões meteorológicas, o Inmet conta com a sede em Brasília, cinco coordenações e dez distritos distribuídos nas capitais. O trabalho é realizado por mais de mil profissionais, entre meteorologistas, matemáticos, agrônomos, engenheiros e profissionais da computação.
Serviço: O Inmet disponibiliza a previsão do tempo por meio do site ww.inmet.gov.br