Redação (17/11/2008)- O Diário Oficial da União publicou, nesta segunda-feira (17), portarias número 257, 258, 259, 260, 261, 262, 263 e 264, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que define as localidades aptas para o plantio de milho 2ª safra no Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná.
Por ser cultivada após uma cultura de verão, a segunda safra, também conhecida como safrinha, pode ter sua produtividade bastante afetada pelo regime de chuvas e por limitações de radiação solar e temperatura na fase final de seu ciclo.
A portaria considera a necessidade de definição das regiões homogêneas de adaptação, com o objetivo de identificar as áreas aptas e os períodos de semeadura com menor risco climático para a cultura de milho nos estados indicados.
Quanto mais tarde o plantio for iniciado, maior é o risco de perdas por adversidades climáticas, principalmente pela probabilidade de ocorrência de déficits hídricos no período de florescimento/ enchimento dos grãos.
O zoneamento agrícola orienta os produtores sobre as características da cultura, especifica os tipos de solos, períodos propícios para o plantio, indica cultivares e relaciona os municípios considerados aptos ao cultivo do milho 2ª safra.