Redação (30/10/2008)- A sustentabilidade da soja pode ser conferida na questão ambiental, por meio do plantio direto e respeito ao meio ambiente; social, em que se encontra inserida em diversos municípios no Brasil e no aspecto econômico, como principal item da balança comercial”. A declaração é do presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Soja, Rui Prado, que participou da cerimônia de instalação da câmara, nesta quarta-feira (29), em Brasília.
O ministro Reinhold Stephanes disse que a Câmara Setorial permite integrar o Ministério da Agricultura, o poder legislativo e o setor produtivo. “Essa ligação é importante porque devemos estar preparados para auxiliar a comercialização”, ressaltou.
Stephanes disse ainda que, no caso dos fertilizantes, em dois meses estará pronto documento que estabelecerá metas e ações para o setor. “Poderemos nos tornar auto-suficientes, nos próximos anos, em nitrogenados, derivados de fósforo e potássio”, explicou.
Às 15 horas, representantes do setor participaram da primeira reunião ordinária. A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiov) apresentou dados sobre o agronegócio da soja e a sustentabilidade. Entre as ações destacadas está a moratória da soja, processo que teve início em julho de 2006, que concilia o desenvolvimento econômico e a preservação socioambiental no Bioma Amazônico.
De acordo com o secretário-geral da Abiov, Fábio Trigueirinho, não foram identificados plantio de soja em áreas desmatadas no Bioma Amazônico no período de agosto de 2006 a dezembro de 2007. “Em relação aos desafios do setor, podemos destacar a necessidade da geração e difusão de tecnologias para aumentar a eficiência produtiva e a criação de condições propícias ao cadastramento e licenciamento e, também a remuneração pelo desmatamento evitado”, enfatizou.
Mercado – Levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) aponta a produção de 62 milhões de toneladas de soja na safra 2008/2009. Destes, 27 milhões são destinados à exportação e 35 milhões de toneladas ao consumo interno, o que contribui para o faturamento de US$ 15 bilhões.