Por Mário Lanznaster
Redação (17/09/2008)- Em SC, o sistema cooperativo tem forte presença na agropecuária, no crédito, na infra-estrutura, na saúde e também no consumo e transportes, nos setores habitacional, mineral, especial, trabalho e educacional. Essas entidades têm pés fincados na área social como creches, saúde, educação, esportes, lazer, trabalhos comunitários, com lideranças, famílias, jovens e formação profissional. Através do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo – SESCOOP/SC, foram treinadas em 2007, 34 mil pessoas a um investimento de R$ 3,7 milhões.
As cooperativas de SC têm acento nos conselhos da Epagri, Cidasc, CEDERURAL, CONSEMA, Comitê de Ética Tributária e PRONAF. Em nível federal, a participação está nas Câmaras Setoriais do Arroz, de culturas de inverno, de Seguro Rural, da uva e do vinho, aves e suínos. A OCESC ainda tem representante na Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável, como Diretor da Diretoria de Apoio ao Cooperativismo e na qualidade de Vogal na Junta Comercial do Estado de Santa Catarina.
Especialmente no Oeste do Estado, é fértil o cooperativismo agropecuário, embasado em cerca de 90% na agricultura familiar, esta caracterizada pela não contratação de mão-de-obra externa e que precisa das cooperativas para executar o papel comercial seja nos insumos ou na industrialização e venda da produção.
É relevante o papel das cooperativas na assistência técnica, com dezenas de programas desenvolvidos na esfera da qualidade rural, plantio direto, na crescente produtividade do milho, da soja, do arroz e do trigo, na reciclagem de embalagens, manejo de plantéis suínos, de aves e leiteiro, re-uso dos dejetos animais, reflorestamento e plantas medicinais, apenas para citar alguns.
Assim, esse pequeno quinhão barriga-verde, espremido entre dois gigantes do agronegócio – RS e PR – mostra ao Brasil um fantástico potencial produtivo, inclusive com peso significativo nas exportações, elevando o saldo da nossa balança comercial.
* Mário Lanznaster é eng. Agrônomo e preside a Cooperalfa e a Coopercentral Aurora