Redação (08/09/2008)- A CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, da Cooperativa Regional Alfa realiza de 8 a 12 de setembro a XXXI SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes. Com o tema “Um movimento pela vida”, o evento visa informar e conscientizar empregados sobre questões relacionadas à saúde, auto-estima e segurança no trabalho.
A Semana Interna de Prevenção de Acidentes será realizada em três regionais da Cooperalfa: Chapecó, São José do Cedro e Canoinhas. A abertura do evento acontece nos armazéns da matriz, em Chapecó, às 8h do dia 8 de setembro. O evento inicia com a abertura oficial pelos diretores da cooperativa e após a apresentação de Percussão e Capoeira pelos alunos da APAE do município.
Em Chapecó, as palestras acontecem de 8 a 12 de setembro, no Auditório do prédio administrativo. Em São José do Cedro, a SIPAT será realizada nos dias 9 e 11 de setembro, no Auditório da Câmara de Vereadores. Nos dias 10 e 12 de setembro, empregados de Canoinhas acompanham as palestras na sede da Afucooper.
Outra palestra esperada é a de Fabiano Brum. “Motivação e qualidade de vida” é o tema da palestra show, que acontece no dia 8 de setembro, às 8h e 30min, após a abertura, em Chapecó.
Palestras sobre prevenção ao tabagismo, segurança no trânsito e a peça teatral “As artimanhas de Tonico”, com a Cia. Muiraquitã, fecham o evento. As três regionais receberão as mesmas palestras e a peça teatral.
A Cooperalfa tem hoje 1642 empregados (dado atualizado em 31 de agosto) que trabalham em 111 unidades entre lojas agropecuárias, mercados e silos. A cooperativa atua em 81 municípios de Santa Catarina e três do Paraná. Muitos empregados estão expostos a riscos diretos de acidentes de trabalho e a Cooperalfa ainda dá conta dos acidentes de trajetos. Conforme o presidente da Cipa, Wagner Pinto Corrêa, muitos acidentes podem ser evitados a partir da conscientização e da prevenção.
Segurança, preocupação nacional
De acordo com dados do Ministério da Previdência, em 2007, as despesas com auxílio-doença acidentário e aposentadoria especial por insalubridade alcançaram a cifra de R$ 10,7 bilhões, o maior valor já desembolsado com esses benefícios pela Previdência. No mesmo período, o PIB nacional registrou valor de R$ 2,6 trilhões. Considerando esses números, cerca de 0,4% do PIB custaram aos cofres públicos e que poderiam ser evitados. Essa preocupação se revelou na criação do Dia Nacional da Prevenção de Acidentes no Trabalho, comemorado em 27 de julho.