Da Redação 10/10/2007 – A Perdigão Agroindustrial S/A esclarece a seus acionistas, clientes, consumidores, parceiros integrados e, especialmente, à população de Rio Verde (GO) que, conforme notícias divulgadas pela imprensa, ocorreu um acidente isolado em sua unidade industrial de Rio Verde, onde houve um vazamento imprevisível de material orgânico, comprometendo temporariamente a qualidade das águas do Córrego das Abóboras, que abastece parte daquele município, sem entretanto causar riscos potenciais à saúde pública.
Após as medidas emergenciais adotadas simultaneamente às ações desenvolvidas pela Empresa Estadual de Água do Estado de Goiás, a Perdigão submeteu à Agência Ambiental do Estado um plano de ações, que permitirá aprimorar seu modelo de gestão ambiental e aperfeiçoar os mecanismos que ampliam as margens de segurança de suas operações industriais naquela unidade, de forma que não ocorram mais acidentes dessa natureza.
Essas ações, entre outras, fazem parte do TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) firmado em 9 de outubro de 2007 entre a Perdigão e o Ministério Público, visando compensar eventuais danos ambientais causados pelo acidente. Algumas dessas medidas vão fortalecer o sistema municipal de controle ambiental, além de reforçar a infra-estrutura da Promotoria do Meio Ambiente da Comarca de Rio Verde.
Aos moradores de Rio Verde, queremos reiterar que lamentamos o ocorrido e reafirmar nosso compromisso de continuar contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do município, com responsabilidade social, ética e transparência.
Diretoria de Relações Institucionais da Perdigão Agroindustrial S/A