Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sanidade em foco

<p>Avanço da aftosa e da gripe aviária preocupa União Européia.</p>

Redação (25/09/2007) – Os países membros da União Européia estão estudando novas formas de combater epidemias animais, como a febre aftosa e a gripe aviária. Uma comissão do grupo propôs a criação de novos mecanismos preventivos para reduzir o risco de comprometimento dos rebanhos, bem como de contaminação humana.

Dentre as medidas sugeridas estão o estabelecimento de uma rede de resposta rápida, para ser acionada diante do surgimento de focos de doenças, a revisão da legislação, para torná-la mais eficiente no controle das epidemias, e a implantação de um sistema eletrônico de identificação animal.

"A saúde animal tem implicações para a saúde dos humanos, a segurança dos alimentos, a prosperidade econômica e os valores éticos", disse Markos Kyprianou, um dos membros da comissão responsáveis pelo relatório.

Um novo caso de febre aftosa foi descoberto na Inglaterra na semana passada (no dia 18/09). O rebanho de diversas fazendas já foi abatido na região de Surrey. A região foi classificada pela UE como altamente suscetível à doença. Há pouco tempo, casos de gripe aviária foram registrados em animais silvestres na França e na Alemanha. Apesar de estar fora da Europa, o grupo acompanha com atenção também o alastramento da doença na China, onde 150 mil aves foram sacrificadas. Este foi o primeiro foco da doença registrado desde maio.