Redação SI (10/09/07) – A sociedade a cada dia está mais exigente pressionando e impedindo atividades que causam riscos ao meio ambiente e não se organizam de forma segura.
A criação de suínos em confinamento tem potencial para poluir, essa característica se deve, fundamentalmente, à composição química dos dejetos e quando estes são lançados ao solo, cursos ou fontes de água, sem o adequado tratamento podem contamina-los. Esses dejetos devem passar pelo tratamento adequado, pois desta forma pode-se evitar os problemas citados, fazendo necessária uma reciclagem de dejetos, dentro dos princípios da preservação ambiental. A dimensão econômica do desenvolvimento sustentável integra aspectos de competividade e viabilidade em relação à capacidade tecnológica de produzir.
Com a reciclagem dos dejetos de suínos e uso de biofertilizantes nas áreas agrícolas, é possível o retorno econômico. Os sistemas de produção e o grau de especialização das unidades, buscam a viabilidade e o alcance social da suinocultura no desenvolvimento sustentável.