Da Redação 23/08/2007 – A portaria 154 do Ministério da Agricultura publicada no Diário Oficial da União (DOU) de ontem (22/08) pelo Ministério da Agricultura que restringe o plantio de soja em 15 cidades gaúchas mobilizou produtores rurais no interior do Estado.
Agricultores se reuniram na sede do Sindicato Rural para discutir a medida. Do total, três municípios – São Gabriel, Santa Margarida do Sul e Triunfo – foram desautorizados a cultivar em solo tipo 2, independentemente da variedade usada. Este solo absorve água abaixo do considerado ideal. Com a medida, essas áreas não terão acesso a crédito, nem seguro público. Na terça-feira, o Ministério havia anunciado a exclusão de 11 municípios.
– Isso vai gerar uma crise sem precedentes no setor – protestou Tarso Teixeira, presidente do Sindicato Rural de São Gabriel.
Segundo informações do sindicato, 176 produtores da cidade estão envolvidos no plantio de soja em 40 mil hectares. Para o produtor Paulo Cézar Lederes, que cultiva 500 hectares e trabalha com a cultura desde 1970, a decisão é desastrosa. Ele investiu R$ 400 mil na compra de uma colheitadeira específica para a soja no ano passado, e agora não sabe o que fazer se a medida for aplicada.
– É a falência total do agricultor de São Gabriel. E as dívidas que acumulamos para comprar maquinários? E as terras que arrendamos por três a cinco anos para plantar soja? Quem vai pagar? – perguntava indignado.
Municípios atingidos
Aceguá
Bagé
Candiota
Charqueadas
Hulha Negra
Jaguarão
Lavras do Sul
Mato Queimado
Pedras Altas
Santa Margarida do Sul
São Gabriel
Triunfo
Uruguaiana
Vila Nova do Sul