Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Proibido plantar soja

<p>Zoneamento da soja contraria produtores no interior do Rio Grande do Sul.</p><p></p>

Da Redação 23/08/2007 – A portaria 154 do Ministério da Agricultura publicada no Diário Oficial da União (DOU) de ontem (22/08) pelo Ministério da Agricultura que restringe o plantio de soja em 15 cidades gaúchas mobilizou produtores rurais no interior do Estado.

Agricultores se reuniram na sede do Sindicato Rural para discutir a medida. Do total, três municípios – São Gabriel, Santa Margarida do Sul e Triunfo – foram desautorizados a cultivar em solo tipo 2, independentemente da variedade usada. Este solo absorve água abaixo do considerado ideal. Com a medida, essas áreas não terão acesso a crédito, nem seguro público. Na terça-feira, o Ministério havia anunciado a exclusão de 11 municípios.

– Isso vai gerar uma crise sem precedentes no setor – protestou Tarso Teixeira, presidente do Sindicato Rural de São Gabriel.

Segundo informações do sindicato, 176 produtores da cidade estão envolvidos no plantio de soja em 40 mil hectares. Para o produtor Paulo Cézar Lederes, que cultiva 500 hectares e trabalha com a cultura desde 1970, a decisão é desastrosa. Ele investiu R$ 400 mil na compra de uma colheitadeira específica para a soja no ano passado, e agora não sabe o que fazer se a medida for aplicada.

– É a falência total do agricultor de São Gabriel. E as dívidas que acumulamos para comprar maquinários? E as terras que arrendamos por três a cinco anos para plantar soja? Quem vai pagar? – perguntava indignado.

Municípios atingidos

Aceguá
Bagé
Candiota

Capão do Leão
Charqueadas
Hulha Negra
Jaguarão
Lavras do Sul
Mato Queimado
Pedras Altas
Santa Margarida do Sul
São Gabriel
Triunfo
Uruguaiana
Vila Nova do Sul