Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Desequilíbrio

<p>Granjas em Minas Gerais estão acima da capacidade.</p>

Redação AI (03/08/07) – O mercado de compra e venda de pintos de um dia, que engloba as aves de corte, postura ou matriz, pode ser visto como termômetro do desenvolvimento da economia dos segmentos avícolas.

A cotação dessas aves está em ritmo crescente neste ano – o pinto de um dia está cotado a R$ 0,74, enquanto que no ano passado era fixado em R$ 0,55 -, e essa situação reflete o aumento da rentabilidade vivida pelo empresário que atua no setor e o crescimento das exportações.

Hoje, a demanda pelo pinto de um dia é superior à capacidade de produção das granjas. O cenário de desequilíbro entre oferta e procura dessas aves está de acordo com o andamento do setor, que tem registrado crescimento das exportações de carne, evolução do consumo interno e alta do índice de remuneração do avicultor.

A avaliação é do diretor da Associação dos Produtores de Pinto de Corte (Apinco), José Flávio Mohallem, também sócio-prorietário da Granja Planalto, localizada em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, que produz em torno de 14 milhões de pintos de um dia por mês.