Redação (03/08/07) – O ministro interino da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Silas Brasileiro, representantes da Comissão de Agricultura e Política Rural da Câmara dos Deputados e dirigentes da Associação Nacional dos Fiscais Agropecuários (Anffa) fecharam ontem (02/08) acordo que suspende a greve dos fiscais agropecuários até 16 de agosto.
Durante o encontro ficou acertada para próxima semana uma reunião entre os representantes da associação dos fiscais e o ministro Reinhold Stephanes, com a presença do secretário-executivo, Silas Brasileiro, e membros da Comissão de Agricultura da Câmara, em que serão acertados os detalhes do acordo firmado hoje.
O documento assinado, nesta quinta-feira, prevê além da trégua na paralisação, propostas da Anffa a serem analisadas. Na proposta dos fiscais, o reajuste salarial seria de 45%, divido em três etapas: 15% ainda em 2007, 15% em fevereiro de 2008 e 15% em fevereiro de 2009.
De acordo com Silas Brasileiro, o ministro Reinhold Stephanes está disposto a negociar a proposta com o Governo Federal, logo que retornar de sua viagem ao México. “O ministro sempre esteve aberto ao diálogo. Nós só não negociamos com uma categoria em greve”, disse.
Silas Brasileiro agradeceu a presença dos parlamentares integrantes da Comissão de Agricultura na Câmara dos Deputados nas negociações. “Para nós foi muito importante contar com a presença dos parlamentares acompanhados do presidente da Comissão, deputado Marcos Monte (DEM-MG). Só reabrimos as negociações por conta da solicitação dos membros da Comissão”, afirmou Silas.
A proposta dos fiscais prevê ainda: aumento da gratificação dos inativos de 80% em fevereiro de 2008, 90% em fevereiro de 2009 e 100% em fevereiro de 2010. Consta ainda na proposta a criação de um grupo de trabalho para discutir a reestruturação da categoria.
Participaram da reunião os deputados federais Jacob Alfredo Stoffels Kaefer, Luis Carlos Heinze, Odacir Zonta e Moacir Micheletto.