Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Produção de milho cai 10,2% com geadas

<p>As condições climáticas desfavoráveis, principalmente as geadas, provocaram queda de 10,2% da produção da safrinha em Mato Grosso do Sul.</p>

Redação (11/07/07) – Segundo dados divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a estimativa de produção de MS passou de 2,527 milhões de toneladas de milho para 2,270 milhões de toneladas, neste último prognóstico. Mesmo assim o total produzido este ano na safrinha de milho será 26,6% superior ao obtido no ano passado.

O balanço mostrou ainda que o rendimento médio da safrinha em MS caiu 13,5%, de 3.467 quilos por hectare para 3 mil kg.

No País, o IBGE prevê que a safra 2007 vai totalizar 133,4 milhões de toneladas. O volume previsto, que se refere ao levantamento realizado em junho, é 1,3% menor do que a projeção relativa a maio, de 135,1 milhões de toneladas. O milho de 2ª safra teve produção reduzida em 4% comparada a maio. As geadas no Paraná e Mato Grosso do Sul prejudicaram a produção com perdas de cerca de 10%, o que corresponde a menos 600 mil toneladas.

A revisão nos índices foi motivada por condições climáticas desfavoráveis que levaram a reduções, de um mês para o outro, de 7,7% na estimativa para o feijão primeira safra; de 2,7% para o feijão segunda safra; de 1,4% para o milho primeira safra e de 4% para o milho segunda safra.

A previsão para a soja caiu 0,4% de maio para junho, especialmente por causa da estiagem prolongada que levou a uma queda de 21,5% na safra do produto no Piauí.

Recorde

Segundo o gerente do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) do instituto, Neuton Rocha, a redução reflete exclusivamente problemas climáticos e, se houver novas revisões, serão de pequena magnitude.

Além disso, o especialista afirmou que está confiante de que a safra deste ano será recorde. A safra recorde anterior foi registrada em 2003, quando foi de 123,6 milhões de toneladas.

Segundo Neuton, as possíveis revisões ainda poderão ocorrer no trigo – cuja colheita ocorre no segundo semestre – e no milho safrinha, colhido até o início de setembro. Ele explicou que 90% da safra já estão colhidos. A safra estimada para o trigo é de 3,98 milhões de toneladas.