Redação (23/05/07) – O ganho de quase 1,5 milhão de toneladas, em uma produção total de 132,3 milhões de toneladas, é proveniente da segunda safra de milho (1,03 milhão de toneladas) e da safra de trigo (315,5 mil toneladas). Em Sorocaba, a produção de milho surpreendeu.
De acordo com o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola do IBGE, a produção do sudeste equivale a 12% do total nacional, com 15,8 milhões de toneladas de grãos (cereais, leguminosas e oleaginosas). Bauru, Jundiaí, São José do Rio Preto e Sorocaba possuem, juntas, cerca de 3.521,3 hectares de propriedades voltadas ao cultivo do milho.
São Paulo tem duas safras de milho por ano na mesma área. Na primeira safra, cerca de 2/3 do milho é semeado de setembro a dezembro. A segunda, de 1/3, ocorre de janeiro a abril.
Já o trigo, considerada uma cultura de inverno, teve acréscimo de 9,1% na produção, se comparada à projeção informada em março. No início do plantio foram 3,8 milhões de toneladas do cereal, segundo levantamento do IBGE realizado nos Estados do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.