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Um Novo Olhar chega à Zona da Mata de MG com forte participação da indústria

<p>Um dos mais importantes acordos operacionais da campanha ''Um Novo Olhar Sobre a Carne Suína'' foi fechado, ontem, em Juiz de Fora, entre o Frigorífico Saudali, o grupo Bahamas, a maior rede de supermercados da região da Zona da Mata de Minas Gerais, a Assuvap e a ABCS.</p>

Redação SI (16/05/07) – A campanha, cuja operação será coordenada pela ASSUVAP e supervisionada pela ABCS, vai ser implantada numa unidade do Bahamas, em Ponte Nova, operando com cortes resfriados e congelados entregues já porcionados pelo frigorífico.

O entendimento foi firmado numa reunião realizada, ontem, em Juiz de Fora, entre as partes envolvidas no processo. Jovino Campos Reis, Diretor Presidente do grupo Bahamas, que comanda 9 supermercados na região, explicou que já há quatro anos eliminou a desossa de animais no âmbito de sua operação, como medida de redução de desvios e desperdícios. Não obstante, Jovino Reis afirmou confiar no potencial de aumento de vendas da carne suína apresentada num formato que atenda a conveniência do consumidor e colocou suas lojas à disposição da campanha “Um Novo Olhar”. O gerente comercial do frigorífico Saudali, Weber Melo, saudou a oportunidade da campanha e colocou a empresa à disposição para desenvolver soluções operacionais que colaborem com o sucesso da idéia. É a primeira vez que um frigorífico entrega diretamente cortes resfriados ao varejo no contexto da campanha “Um Novo Olhar Sobre a Carne Suína”. Nas outras oportunidades, os frigoríficos têm participado da campanha, do treinamento dos funcionários do varejo, do seu financiamento, mas normalmente têm entregue as carcaças para porcionamento no supermercado.

O Presidente da ABCS, Rubens Valentini, acredita que “podemos considerar este acordo um momento importante na história da reestruturação da comercialização da carne suína no Brasil”. Ele entende que, à exemplo da trajetória já percorrida pela carne bovina, por exemplo, a operação de processamento das carnes estará deixará paulatinamente o ambiente do varejo.

O Diretor de Marketing da ABCS, Fernando Barros, participou do encontro em Juiz de Fora, quando apresentou os dados gerais da campanha para a direção do grupo Bahamas. Para Barros, “a experiência de Ponte Nova poderá ser um marco referencial, na medida em que preenche o desafio de colaborar com a introdução da carne suína no hábito cotidiano dos consumidores num ambiente já altamente favorável ao produto, como Minas Gerais”.

Para o Diretor do Frigorífico Saudali, Tito Garavini Soares, “é chegada a hora de experimentarmos alternativas de comercialização que promovam a presença da carne suína na mesa dos brasileiros”. O Presidente da ASSUVAP, Armando Barreto Carneiro, que coordenou a reunião de Juiz de Fora, disse que “o suinocultor não tem mais o direito de ficar parado, na granja, esperando uma boa notícia sobre o preço da carne suína – temos que arregaçar as mangas e colaborar diretamente com a venda do nosso produto”.

Já o Presidente da Cooperativa do Suinocultores de Ponte Nova e Região (COSUINPONTE), João Leite, mostrou-se bastante otimista com relação aos resultados da campanha, cujas ações merecerão um planejamento específico envolvendo as entidades do setor e o frigorífico Saudali.

A campanha, cuja primeira etapa em Ponte Nova terá prazo de 30 dias, terá início na primeira semana de junho, sob a coordenação operacional de Lívia Machado, secretária executiva da ASSUVAP.