Redação (19/04/07) – O primeiro abatedouro de animais como gado, suíno e ovelha, a ser legalizado no município já tem a licença ambiental da Fatma e terá capacidade de processar até 15 animais por semana.
O agronegócio viabilizará o forne- cimento para o comércio local de carnes, bem como venda direta ao consumidor, além de processar outros artigos de origem animal, como lingüiça, salame, torresmo, entre ou- tros. A agroindústria deve começar sua produção e comercialização a partir de junho, gerando inicialmente quatro empregos diretos. Os dois primeiros selos do SIM foram para duas queijarias.
Para ampliar a atuação SIM, o secretário de Agricultura de Sombrio, Valmir Daminelli, juntamente com produtores rurais e facilitadores do Programa Microbacias II, conheceram o manejo da produção de ovos de ga- linha caipira em duas propriedades em Içara.
Segundo Daminelli, foi possível constatar que a forma de trabalho usada pelos produtores em Sombrio está correta, e poderá promover a evolução da produção com qualidade e produtividade. "A visita foi proveitosa para que pudéssemos avaliar a nossa situação e ter uma idéia do que pode acontecer, caso o manejo não obedeça às orientações necessárias", disse.
O secretário informou que foram conhecidas duas realidades diferentes. Em uma delas foi observado que a produção apresenta o manejo adequado das aves. Já a outra serviu de exemplo para que os agricultores sombrienses pudessem saber o que acontece quando não é observada a maneira correta de manutenção da produção.
Atualmente, há sete avicultores de Sombrio que já estão atuando na produção de ovos caipiras, como segunda atividade em suas propriedades. Além deles, outros quatro produtores acompanharam a visita para avaliar a potencialidade do agronegócio. "Com a implantação do SIM a produção de ovos poderá ser vendida para comerciantes da cidade", disse Daminelli.