Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Santa Clara, do RS, prepara expansão

<p>Com 95 anos de atividades completados no dia dez deste mês, a Cooperativa Santa Clara pretende estender a venda de carne e embutidos suínos para outros Estados a partir de 2008, como resultado de um programa de investimentos de R$ 8 milhões em expansão e modernização do frigorífico em Carlos Barbosa (RS).</p>

Redação (19/04/07) – A idéia é chegar a mercados como São Paulo, Rio, Paraná e Santa Catarina, que já consomem os laticínios da marca, disse o diretor administrativo e financeiro, Alexandre Guerra. Segundo ele, até o fim do ano a cooperativa aumentará a capacidade de abate do frigorífico de 5 mil para 6 mil animais por mês e se credenciará à inspeção federal do Ministério da Agricultura. "Aí poderemos vender para outros Estados", disse Guerra. 

A cooperativa, que prevê faturar R$ 300 milhões em 2007, 10% a mais do que em 2006, também ampliará a capacidade de processamento de leite de 500 mil para 600 mil litros por dia, explicou o diretor. Com isso, a produção de queijos crescerá 40% sobre as 280 toneladas atuais por mês, principalmente nas linhas mais "nobres" do produto, afirmou. 

A Santa Clara já tem centros de distribuição no Paraná e Santa Catarina, que servem como ponto de apoio para a venda de lácteos no Sudeste. A cooperativa também é habilitada para exportar leite em pó, mas por enquanto não tem previsão para iniciar essas operações. Dos mais de 3 mil associados da cooperativa, 2,1 mil são produtores de leite e têm plantel superior a 20 mil animais. 

Na terça-feira, a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) do Rio Grande do Sul concedeu a licença de instalação para a fábrica da Nestlé no município gaúcho de Palmeira das Missões. A licença prévia foi concedida em dezembro de 2006 e em agosto a empresa já havia lançado a "pedra fundamental" da obra. A nova unidade deve operar a partir do fim deste ano, com o processamento de 1 milhão de litros de leite por dia para a produção de 288 mil toneladas anuais de pré-condensado integral e desnatado e 32 mil toneladas de creme de leite. A planta será instalada em parceria com a cooperativa neozelandesa Fonterra.(SB)