Redação (05/04/07) – Machado salientou a importância da questão sanitária e se colocou à disposição para buscar soluções que agilizem a fiscalização e o aprimoramento das inspetorias sanitárias.
O setor conta com uma estrutura de 17 frigoríficos com inspeção federal, cinco frigoríficos com inspeção estadual, 22 fábricas de rações, 41 empresas produtoras de ovos, nove mil famílias de produtores integrados de frangos de corte, 45 mil empregos diretos e 862 mil atividades indiretas. "Os números mostram a força, organização e competência da avicultura no RS. Precisamos investir muito na sanidade animal para que o Estado não perca sua condição sanitária, tão importante na busca e manutenção de mercados nacionais e internacionais", concluiu o secretário.
Entre as reivindicações da associação estão o apoio da secretaria para que seja aprovada legislação estadual de sanidade agrícola (projeto de lei que tramita na Assembléia Legislativa), a reestruturação e criação dos postos de divisa, a capacitação, aprimoramento e gestão nas inspetorias veterinárias e aparelhagem, suprimentos e ferramentas ágeis de comunicação nas inspetorias sanitárias. "Somos parceiros neste trabalho que envolve a sanidade animal", salientou o presidente em exercício da Asgav, Luis Fernando Ross, defendendo investimentos em laboratórios especializados.