Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Simpósio de Avicultura

<p>Frangos são abatidos mais precocemente e com melhor desempenho.</p>

Luis Carlos Farias, presidente da CCO do Simpósio

Redação (03/04/07) – Nos dias 10, 11 e 12 de abril o Núcleo Oeste de Médicos Veterinários realiza o VIII Simpósio Brasil Sul de Avicultura, no auditório do Bristol Lang Palace Hotel, em Chapecó. A comissão organizadora tem como presidente o médico veterinário Luis Carlos Farias  e a programação inicia na terça-feira, dia 10 de abril, às 20 horas com abertura oficial, seguida da palestra “Mercado de carnes, barreiras sanitárias, riscos e oportunidades”, com o presidente da Cidasc, Hamilton Ricardo Farias. Logo após será servido coquetel de confraternização.

Na quinta-feira, dia 12, às 15h30, Marcos Antonio Anciuti, professor da Universidade Federal de Pelotas, enfocará o tema “Manejo na fase inicial em épocas frias do ano”. O palestrante antecipa que a cada ano frangos de corte são abatidos mais precocemente e com melhor desempenho.

“Face aos novos conhecimentos do setor, várias modificações tem sido propostas no âmbito nutricional durante a primeira semana de vida. Dentre elas, alimentar os pintos tão logo quanto possível, dependendo cada vez menos do saco vitelino”, explica.

Após a eclosão ocorre uma alteração radical na fonte nutricional do pinto, uma vez que na fase embrionária a gema é a única fonte e após a eclosão, os pintos recebem uma dieta rica em carboidratos. A gema é completamente internalizada na cavidade abdominal entre os dias 19 e 20 de incubação, mas continua a fornecer nutrientes durante vários dias após a eclosão.

O saco vitelino, composto por gema e albúmen, corresponde a aproximadamente 10% do peso vivo do pintinho ao nascer. Este é rico em proteínas e lipídios (aproximadamente 50% de cada em base de matéria seca), representando a fonte inicial de nutrientes para o pintinho. Linhagens de frango de corte com menor velocidade de crescimento apresentam saco vitelino com menor peso durante a eclosão.

O saco vitelino fornece a maior parte dos nutrientes necessários durante o início da vida dos pintos. Entretanto, é a presença do alimento sólido no trato digestivo que propicia alterações no mesmo e induz a produção de secreções digestivas. A utilização das fontes nutricionais pelo pintinho está diretamente relacionada com o momento etário do primeiro arraçoamento. Além do aspecto nutricional de mantença e crescimento a absorção do saco vitelino tem importância na proteção imunológica do pintinho. O saco vitelino atua na transferência de imunidade passiva. As imunoglobulinas presentes no albúmen e gema passam para o pintinho recém nascido protegendo-o do ataque microbiano do meio.

Que o arraçoamento logo após o nascimento propicia melhor desempenho já está bem estabelecido. A natureza do alimento fornecido durante os primeiros dias de vida pode variar. A eficiência alimentar não foi alterada pelo arraçoamento precoce mas o rendimento de peito foi melhorado pelo suplemento alimentar. Independente da forma de arraçoamento, o desempenho dos pintos foi superior comparativamente ao grupo controle. Surpreendentemente, a serragem propiciou desempenho superior aos demais tratamentos o que pode ser explicado pelo estímulo mecânico da alimentação precoce. Assim, a disponibilidade de nutrientes o mais rápido possível resulta em benefício considerável no desempenho dos frangos de corte. Em condições práticas, isso pode ser feito no incubatório, nas caixas de transporte, ou ao retirar os pintos das câmaras de eclosão e arraçoar imediatamente. Informações e/ou inscrições podem ser feitas pelo site: http://www.nucleovet.com.br  .