Redação (16/03/07) – Nesta quinta-feira ele se reuniu com o presidente Lula. O primeiro encontro entre o presidente Lula e o indicado para o Ministério da Agricultura foi a portas fechadas no Palácio do Planalto. Na saída, o presidente do PMDB, Michel Temer, que também participou da reunião, deu a notícia:
“Nós o trouxemos aqui para um contato com o presidente e o presidente acabou de confirmá-lo como ministro de Estado da Agricultura”.
“Nós vamos atuar em todos os sentidos: o pequeno, médio e grande produtor também porque nós precisamos exportar. Tem que aquecer a economia do nosso país. E através da agricultura é que se gera emprego. Esse é o objetivo do presidente da República”, declara o novo ministro.
Odílio Balbinotti, deputado federal pelo PMDB do Paraná, é produtor de sementes de soja. Ele responde a um inquérito no Supremo Tribunal Federal por falsidade ideológica e crime contra a fé pública. Questionado por jornalistas se isso traria algum desconforto ao assumir o Ministério, o deputado respondeu: “Se eu tivesse culpa, causaria. Mas eu sou inocente”.
Em nota, o advogado de Odílio Balbinotti informou que o suposto crime de falsidade ideológica teria ocorrido em 1996 e que está relacionado com a sua atividade de produtor rural. O fato teria ocorrido quando ele já era deputado federal e não administrava mais a empresa, pois havia nomeado procuradores para gerir os negócios. A nota diz ainda que mais informações não podem ser passadas porque o inquérito é sigiloso.
A posse do novo ministro estava prevista para essa sexta-feira, mas foi adiada para a semana que vem – provavelmente, quinta-feira. O governo prefere aguardar a volta do atual ministro, Luis Carlos Guedes pinto, que está em missão na Indonésia, para fazer a transmissão do cargo.