Macho campeão: um dos recordes de crescimento alcançados no Brasil |
Redação (14/03/07) – Em março deste ano, foi alcançado um dos recordes de crescimento para um cachaço terminador P76 produzido no Brasil. O macho número 06H3120 alcançou o peso incrível de 134 quilos com apenas 142 dias.
O lote do qual faz parte o macho 06H3120 foi o primeiro a ser introduzido nos novos galpões de terminação construídos em 2006 na granja-núcleo Semesa, em Espírito Santo do Pinhal (SP). As instalações têm telha antitérmica e mais espaço para os animais. Segundo Leonardo Watté, médico-veterinário responsável pelo departamento de Pesquisa e Desenvolvimento, os resultados comprovam que, com nutrição apropriada a boas condições de ambiente, o P76 consegue se desenvolver de forma fantástica: "minha sensação com relação aos primeiros resultados é de muito entusiasmo ao ver o potencial genético dos animais se exprimindo tão bem. E esse desempenho será ainda melhor em breve", afirma Leonardo.
Nova terminação
Os novos galpões de terminação da granja Semesa são maiores e foram construídos com telha antitérmica (ou "telha sanduíche" constituída de uma telha metálica pré-pintada na parte superior, isopor no meio e um filmo de alumínio na parte inferior). As inovações proporcionam mais conforto e qualidade de ambiência, o que se traduz em melhor resposta dos animais em termos de crescimento. No total, foram investidos cerca de R$ 470 mil na obra.
De acordo com Tarciso Haddad, gerente da granja, os galpões têm muita importância no recorde de crescimento do P76. "O fator ambiental é decisivo. Com bastante espaço (1,20 m² por animal), temperatura amena e boa ventilação, o P76 cresce mesmo", enfatiza Tarciso.