Redação (13/03/07) – A programação das palestras foi organizada de maneira integrada, tendo como elo de ligação principal o foco no cliente: que ações devem ser desenvolvidas para aumentar a participação brasileira no mercado internacional e o consumo doméstico de carne suína, sempre procurando entender as características dos entraves que hoje limitam e constrangem o desenvolvimento do mercado. Além disso, outro aspecto inovador é a organização em painéis que permitirão ao público a intensa participação no debate.
Serão quatro painéis, cada um com três horas de duração, nos quais serão trabalhadas questões de sanidade, mercado interno, mercado externo e infra-estrutura. Cada painel terá uma palestra magna, seguida de um debate que contará com a participação de três especialistas no assunto em questão. Um coordenador fará a mediação dos debates sobre o tema entre o público e os apresentadores. Os organizadores do Seminário, a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) e a Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso, esperam que o modelo permita um grau inédito de participação dos produtores no debate.
O primeiro painel tratará vai tratar dos problemas de sanidade, sob o
título “Acesso da Carne Suína Brasileira a Novos Mercados no Exterior”. Como palestra magna terá a apresentação do Presidente da Comissão do Código Sanitário para os Animais Terrestres da Organização Mundial de Saúde Animal – OIE, Alejandro Thiermann. É a primeira vez que ele participa, no Brasil, de uma discussão com todos os representantes da cadeia produtiva de suínos a respeito das alternativas de que dispõe o país para conquistar mercados mais exigentes. Como coordenador desse painel teremos o Médico Veterinário e Diretor Presidente da Máster Agropecuária, Mário Faccin, além de três experientes debatedores: o Diretor do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Jamil Gomes de Souza; o Presidente da ABIPECS, Pedro de Camargo Neto; e o Presidente da Cooperativa Central Oeste Catarinense – Aurora, Mário Lanznaster.
O segundo painel terá como temática o MERCADO INTERNO,com o título de “Exigências dos Consumidores Brasileiros”. A palestra magna será proferida por Alberto Sorrentino, Alberto Serrentino, consultor internacional e sócio sênior da Gouvêa de Souza & MD, um renomado especialista no mercado varejista brasileiro. Ele é autor do livro Inovações no Varejo: Decifrando o Quebra-Cabeça do Consumidor e co-autor do livro Multivarejo na Próxima Economia. Serrentino fará uma abordagem prática de como a carne suína deve se comportar no mercado atual de varejo para conquistar novos consumidores. Como coordenador desse painel teremos o Diretor Superintendente da Agroceres PIC Fernando Pereira, e como debatedores o Diretor de Marketing da ABCS, Fernando Barros, e representantes da Associação Brasileira de Distribuidores – ABAD e da Associação Brasileira de Supermercados – ABRAS.
O terceiro painel vai debater a situação do mercado externo, com o título “Mercado do Japão para a Carne Suína Brasileira”. Neste momento, o presidente da ABCS, Rubens Valentini, encontra-se no Japão para pessoalmente convidar para participar do Seminário um técnico do Ministério da Agricultura daquele país. Valentini acompanha a comitiva do governo brasileiro, chefiada pelo Ministro da Agricultura, Luiz Carlos Guedes, que participa da mais importante feira asiática de alimentos e bebidas, a FOODEX JAPAN 2007. Rubens Valentini aproveitará a viagem para discutir parcerias com produtores japoneses que facilitem o ingresso da carne suína brasileira naquele mercado.
A expectativa é que o técnico japonês esclareça efetivamente quais providências e caminhos devem ser adotadas e percorridos pelo Brasil para superar as atuais barreiras sanitárias que limitam nosso acesso a um dos mercados mais importantes do mundo, que melhor remunera a carne suína. O coordenador deste painel será Luciano Roppa, Médico Veterinário, Presidente da Nutron Alimentos. Como debatedores estão escalados José Henrique Piva, Diretor de Operações da PIC-EUA; Osler desouzart, da OD Consulting; e Everton Gubert, Diretor da Agriness Gerenciamento para Agroempresas.
O quarto e último painel vai tratar das limitações impostas pela ausência de infra-estrutura adequada para escoamento da produção, um fator preponderante na região do Centro-Oeste brasileiro. Com esse painel, a ABCS procura compreender melhor a situação criada pelo ingresso no consumo de fatias expressivas da população de países emergentes, em especial a China. Qual o cenário de impacto sobre a demanda que esta situação sugere? Para abordar esse tema, foram chamados os cientistas políticos e professores da Universidade de Brasília Eduardo Viola e Carlos Pio. Eles vão analisar as oportunidades colocadas pelo mercado asiático, as chances reais do Brasil e os gargalos que teremos que superar ´para conquistar esse novo espaço. O coordenador do painel será o Presidente da Schering Plough do Brasil, Fernando Heiderich, e entre os debatedores o Governador do Estado do Mato Grosso, Blairo Maggi, o Secretário Extraordinário de Projetos Estratégicos do Estado do Mato Grosso, Cloves Vettorato e o Presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos e da Câmara Setorial de Suínos e Aves, Rubens Valentini.
Os detalhes sobre a programação do Seminário poderão ser encontrados no site da ACRISMAT, no endereço www.acrismat.com.br, ou no portal da ABCS, no endereço www.abcs.com.br. Lá estão registradas todas as informações pertinentes ao evento, além de dicas de como aproveitar a estadia no Estado de Mato Grosso durante e após o seminário.
FEIRA DE NEGÓCIOS E GASTRONOMIA SUÍNA
Além da programação técnica, o Seminário contará com uma feira de negócios onde todas as principais empresas do setor de suínocultura terão stands e apresentarão as novidades nas áreas de genética, nutrição, equipamentos, medicamentos, informações, etc.
Além da feira, na semana do Seminário acontecerá em Cuiabá um circuito gastronômico de carne suína nos bares e restaurantes da cidade. Será oferecido aos participantes um jantar de abertura que terá como tema “Uma Viagem ao Mundo da Culinária Suína”, uma verdadeira odisséia através dos sabores que a carne suína pode oferecer com soluções da França ao Japão, passando pelo México, Brasil, Itália, e muito mais.