Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Pará poderá ter circuito de feiras agropecuárias

<p>A Secretaria Executiva de Estado de Agricultura (Sagri) vai integrar as discussões para elaboração do Projeto que objetiva a criação do Circuito Paraense de Exposições e Feiras Agropecuárias.</p>

Redação (15/02/07) – O projeto é de iniciativa da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Pará (Faepa). As propostas para criar o circuito foram apresentadas na manhã desta quarta-feira, (14) para o Secretário de Agricultura, Cássio Pereira.

O objetivo do projeto é melhorar e garantir a qualidade das feiras agropecuárias do Pará. Com um bloco forte e organizado será possível buscar patrocínio de grandes empresas e grupos. Porém, para que isso aconteça é necessário que as exposições e feiras sigam e respeitem normas de segurança e saúde animal, proporcionem o bem estar dos animais, e que passem a oferecer um número mínimo de leilões nas programações.

Para a viabilidade do projeto será necessário que os organizadores de exposições façam um plano contendo informações sobre a infra-estrutura dos parques e também forneçam dados relevantes do município. Dado esse primeiro passo, o plano será encaminhado ao comitê gestor para que possa ser analisado. Atendendo às normas, o evento receberá uma espécie de selo de qualidade. A intenção é a otimização e crescimento desses eventos.

Para Cássio Pereira o projeto é viável e promissor. Além de valorizar a agricultura e pecuária do estado, também contribuirá para a valorização dos trabalhadores rurais e da agricultura familiar. Uma exigência do secretário é que representantes dos agricultores e trabalhadores rurais participem das discussões e da elaboração do projeto.

O projeto prevê ainda que seja implementada uma padronização das feiras. Entretanto devem ser mantidas as características e peculiaridades de cada uma delas.

Para Diogo Naves, esse é um projeto de médio prazo, mas de imediato será feito um plano piloto, que incluirá as feiras de Marabá, Altamira, Paragominas, Castanhal entre outras.

Ao se conquistar um salto em qualidade é possível trazer novas tecnologias para o setor. De acordo com Marcelo Micucci, assessor da Faepa, isso não deixará de fora as pequenas feiras. Esse processo não excluirá os pequenos e médios eventos, ao contrário contribuirá para que eles busquem melhorias e aprimorem a organização, afirmou.

Além da Faepa e da Sagri, o projeto ainda contará com a participação da Adepará. De acordo com o vice-presidente da Faepa, Diogo Naves, os eventos agropecuários são importantes para divulgar o potencial agropecuário e econômico do Estado. Ao mesmo tempo, causam um dinamismo na economia dos municípios. Em muitos locais, a feira agropecuária é o maior e mais importante evento do município e região.