Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Você sabia?

<p>Que o suíno hoje é a grande opção da medicina para aumentar a sobrevivência das pessoas?</p>

Redação (14/02/07) – Mudar conceitos errôneos em relação aos suínos, a tanto tempo arraigados na humanidade, não é assim tão fácil. A medicina, porém, tem dado lá sua mãozinha nesse sentido. Hoje o fornecimento de substâncias vitais ao homem , bem como a doação de órgãos em função de sua semelhança com a espécie fazem do suíno a grande opção da medicina para aumentar a sobrevivência das pessoas.

Para se ter uma idéia, relacionamos o que se pode extrair de organismo do suíno em benefício do homem.

Pâncreas
Do pâncreas suíno se obtém a insulina, hormônio vital aos diabéticos. Ele é o encarregado de permitir a entrada de açúcar nas células e de diminuir sua taxa no sangue, evitando que atinja níveis mortais para o homem. Outra utilidade do suíno é oferecer ilhotas pancreáticas para implantes em pessoas diabéticas, livrando-as das injeções de insulina por vários anos.

Glândula pituitária
Utilizada para obtenção do ACTH, hormônio utilizado em medicina humana no tratamento de artrites e doenças inflamatórias.

Tireóide

A tireóide do suíno é utilizada para a formulação de medicamentos que serão usados por pessoas que têm a glândulas tireóides pouco ativa.

Pele
A pele do suíno pode ser usada temporariamente pelo homem nos casos de queimaduras que causam grandes descontinuidades de pele.

Mucosa intestinal
É usada para obtenção de uma substância chamada heparina, que tem a função de coagular o sangue e é aplicada em medicina no caso de hemorragia.

Coração
O coração dos suínos é usado para retirar as válvulas cardíacas, que serão transplantadas até para crianças. As válvulas (os suínos usados para fornecer essas válvulas pesam entre 16 e 25 kg) são retiradas dos suínos e conservadas num preparado químico, podendo ser preservadas até por 5 anos. Estas válvulas têm vantagens sobre as artificiais, pois sofrem menos rejeição pelo organismo, tem a mesma estrutura e resistem mais às infecções.

Sangue
Os suínos modificados geneticamente podem produzir hemoglobina humanas (pigmento do sangue que leva oxigênio às células do corpo). Este produto pode ser estocado por meses, ao contrário do sangue normal, que tem sua vida últil restrita a semana.