Redação (04/12/06) – Depois de duas semanas em alta, o índice de preços agrícolas no atacado paulista da RC Consultores encerrou o período entre os últimos dias 24 e 30 com queda de 0,4% na comparação com o intervalo imediatamente anterior. Apesar da retração, em média a cesta de 17 produtos pesquisados pela RC subiu 2,5% no mês passado em relação a outubro e 12,6% sobre novembro de 2005. Foi a quarta variação positiva mensal seguida.
De acordo com a consultoria, a soja foi o produto agrícola pesquisado que registrou o maior salto em novembro em relação a outubro (16,1%). Mas também subiram no mês os preços do arroz (10,7%), milho (5,7%), café (3,5%), ovos (2,2%), trigo (2%), feijão (1,5%) e algodão (0,7%). Permaneceram estáveis as cotações do leite, e houve queda para batata (12%), boi gordo (11,5%), suíno (6,7%), tomate (3,2%), frango abatido (2%), e laranja (2%).
No caso de soja, milho, trigo e café, as variações observadas refletem as oscilações das cotações no mercado internacional. No das carnes, pesaram fatores de mercado interno – demanda retraída (frango), desova de gado por causa das chuvas (boi) – e externo – barreira russa às exportações brasileiras (suínos).
Das quatro últimas variações positivas mensais consecutivas do índice da RC Consultores, a de novembro foi a menor. A maior foi registrada em outubro (6,3%).