Redação (24/11/06) – A Fundação Chapadão, entidade privada, sem fins lucrativos, foi criada em 1997, por um grupo de produtores rurais da região. Atendendo atualmente aos municípios de Chapadão do Sul e Costa Rica, em MS, e Chapadão do Céu, GO, a instituição abrange aproximadamente 350 mil hectares de área de agricultura. Segundo o diretor executivo da Fundação Chapadão, Edson Borges, essa parceria permitirá a implementação e expansão das pesquisas com soja na região dos chapadões, em especial na busca de tecnologias para o controle da ferrugem asiática. Para tanto, destaca a importância da disponibilização, por parte da Embrapa Soja, do pesquisador fitopatologista, Paulino José Melo Andrade, que será mantido em Chapadão do Sul, contribuindo com os trabalhos de pesquisa envolvendo aquela e outras doenças que afetam a cultura da soja, além do custeio de instalação de um laboratório para diagnose de doenças de plantas.
O presidente da Fundação Chapadão, Luís Evandro Loeff ressalta que essa parceria que vinha sendo discutida há meses, se consolida em momento oportuno para o produtor. Como parte do convênio, também estão previstos testes com genótipos de girassol desenvolvidos pela Embrapa Soja.
A Embrapa Soja conta com uma rede de parcerias formada por instituições de pesquisa, de ensino, empresas privadas do setor produtivo e fundações de apoio à pesquisa, que ampliam e agilizam a capacidade de desenvolvimento, validação e transferência das tecnologias geradas, além estabelecer um canal permanente de prospecção de demandas junto à sociedade.