Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Falta de recursos para sanidade pode gerar nova crise

<p>O presidente Lula insiste em dizer que a crise da agricultura pegou o governo de calças curtas. Mas não foi por falta de alerta. O governo teima em não ouvir as reivindicações do setor. Não investiu em sanidade animal e permitiu o ingresso da febre aftosa através da fronteira com o Mato Grosso do Sul.</p>

Redação (24/11/06) – Só no Paraná, o prejuízo foi de R$ 1bilhão e 500 milhões. Se continuar agindo assim, poderemos ter uma crise ainda pior, com o ingresso de outras doenças que podem dizimar o plantel de aves, alertou. Para o senador Osmar Dias, além de recursos para a sanidade animal, o governo federal precisa destinar mais verbas para o fundo de seguro contra catástrofes climáticas. Em 2003 o Senado aprovou a legislação pertinente.

Mas ainda falta constituir o fundo para dar suporte às indenizações aos agricultores prejudicados. Pois o governo destinou apenas R$ 45 milhões para o fundo de seguro. Só isso já demonstra o profundo descaso com que a agricultura, que é o setor que suporta a economia brasileira, vem sendo tratada, disse.

Problemas da agricultura – Segundo o senador, o presidente Lula não pode alegar desconhecimento da crise. Pessoalmente alertei o presidente sobre esses temas. Conversamos sobre os principais problemas da agricultura e com toda a humildade ofereci ao presidente sugestões para diminuir a crise. O presidente precisa ser melhor informado pelas autoridades e pelos representantes do setor porque a omissão na destinação de recursos para a sanidade animal, por exemplo, pode custar muito caro ao país, afirmou.