Redação (27/09/06) – O suinocultor Cláudio Munaro, 44 anos, residente na localidade de Espigão do Bugre, distante a 16 quilômetros do centro do município, chamou A Gazeta ontem (26) pela manhã para mostrar o seu rebanho. Entre os mais de 70 suínos que cria, um deles se destaca, pois pesa 500 quilos. “Ele é preparado para chegar a esse peso desde quando nasceu e por isso que chega à meia tonelada”, comenta.
Chamado de “João”, o suíno vai ser exposto na feira agroindustrial que acontece em Mafra no próximo mês. Cláudio conta que aprendeu a criar suínos com seu pai. O “João”, assim “batizado” pela família, tem 22 meses. O suinocultor já prepara outro animal para bater o recorde de peso, chamado de “Joãozinho”, que tem dez meses e também se prepara para ser “famoso”.
Munaro já é conhecido no Brasil. Em 1998, ele levou para São Paulo um suíno com 610 quilos para o programa do Ratinho. “No estúdio do Ratinho, todos ficaram assustados com o tamanho do porco que eu levei. Em Mafra e região todos comentavam sobre o assunto”, disse, satisfeito, Munaro, que adora saborear carne suína.
Três emissoras de televisão já têm agendada entrevista na propriedade rural, em Mafra. Segundo Munaro, um porco considerado normal pode chegar entre 110 a 130 quilos. O suíno “João” é da espécie Pietran. Quem quiser auxiliar o suinocultor na participação de feiras deve entrar em contato com o telefone 9956-8302.
O prefeito Jango Herbst adquiriu o suíno de meia tonelada pelo valor de R$ 1,8 mil. Segundo Munaro, a comercialização aconteceu para custear as despesas que teve com o animal. “Meu grande sonho é participar de feiras em vários municípios do estado e quem sabe fora dele”, diz.
A alimentação do suíno João é de 15 quilos por dia, de ração concentrada como quirera e farelo de soja. A maioria dos suínos da produção da família Munaro é comercializada em São Bento do Sul, no açougue Brüske. Apesar das dificuldades no campo, o suinocultor não pensa em desistir da suinocultura.