Redação (26/09/06)- A integração lavoura-pecuária, alternativa para reverter a degradação das pastagens e possibilitar uma produção agropecuária sustentável, será tema de curso oferecido pela Embrapa Cerrados, em conjunto com outras Unidades da Embrapa, nos dias 4 e 5 de outubro na sede da Embrapa Cerrados em Planaltina (DF). As inscrições podem ser feitas no local do evento antes da abertura, programada para às 8h45 do dia 4 de outubro.
A diversificação, rotação ou consorciação das atividades de agricultura e de pecuária dentro da propriedade rural é vista como uma forma de aumentar a produção de carne e leite sem ocupar novas áreas do Cerrado. O curso pretende apresentar os benefícios ambientais e as possibilidades de maior rentabilidade ao produtor com a adoção da integração. As vantagens dos sistemas mistos de exploração de lavoura e pecuária, em relação aos sistemas isolados de agricultura ou de pecuária, serão apresentados na primeira palestra do curso pelos pesquisadores da Embrapa Cerrados Alexandre de Oliveira Barcellos e Lourival Vilela.
As oportunidades de integração lavoura-pecuária na agricultura familiar também serão abordadas pelo pesquisador Lourival Vilela. A seguir, Marcelo Mencarini Lima, da Emater-DF, comentará as perspectivas para as lavouras de grãos e para a pecuária no DF e Entorno. Ainda no primeiro dia de curso , o pesquisador João Carlos Garcia, da Embrapa Milho e Sorgo, dará a palestra Avaliação socioeconômica na integração lavoura-pecuária. A programação do dia 4 de outubro encerra-se com as explicações do pesquisador Djalma Martinhão Sousa, da Embrapa Cerrados, sobre correção e adubação do solo na integração lavoura-pecuária.
O segundo dia começa com a palestra Produção de grãos e manejo de herbicidas na integração lavoura-pecuária a ser proferida pelo pesquisador Tarcísio Cobucci, da Embrapa Arroz e Feijão. Geraldo Bueno Martha Júnior, pesquisador da Embrapa Cerrados, que dará continuidade à programação falando sobre produção e utilização de forragem na integração lavoura-pecuária.
Após o intervalo do almoço, as empresas parceiras do evento (Bellman Nutrição Animal, Serrana Fertilizantes, Belgo Bekaert Arames e Centro de Pesquisa e Promoção Sulfato de Amônio) terão um espaço técnico de uma hora para apresentações. O professor da UnB Helder Louvandini comentará a seguir a produção de ovinos na integração lavoura-pecuária. Moacir Saueressig, pesquisador da Embrapa Cerrados, encerra o curso explicando o manejo animal na integração lavoura-pecuária.
O curso sobre sistemas de integração lavoura-pecuária é uma iniciativa conjunta das Embrapas Cerrados, Milho e Sorgo, Arroz e Feijão, Gado de Corte, Gado de Leite, Agropecuária Oeste, Pecuária Sudeste, Soja, Meio Norte, e Transferência de Tecnologia. Quem desejar mais informações sobre o evento, pode entrar em contato com a Embrapa Cerrados pelo fone (61) 3388 9863.