Redação (19/09/06)- Os produtores rurais que tiverem suas propriedades inscritas no Programa Boas Práticas Agropecuárias garantirão certificação e selo de procedência para seus produtos. Essa é uma das vantagens para pecuaristas que aderirem ao Programa, conforme destacou ontem (18), o coordenador do Programa, Ezequiel Rodrigues do Valle, durante o lançamento do Manual Nacional do Programa Boas Práticas Agropecuárias.
A certificação da propriedade é a garantia de produtos livre de resíduos, produção de acordo com a legislação ambiental, socialmente justo, bons tratos com os animais, manejos nutricionais e sanitários adequados e economicamente viável.
O Programa foi lançado em Mato Grosso do Sul em 2005. Em 2006, os produtores interessados puderam aderir ao Boas Práticas para implantação em suas propriedades. Agora, tanto o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural Administração Regional de Mato Grosso do Sul (SENAR-AR/MS) como a Embrapa Gado de Corte vão cadastrar as propriedades rurais do Estado para receber o Programa.
Para o presidente do Conselho Administrativo do SENAR-AR/MS, Ademar Silva Júnior, o Programa é um avanço no modelo de produção.
A segunda edição do Manual traz, além da composição original na qual trata de temas como gestão ambiental, manejo e bons tratos com os animais, controle sanitário do rebanho, instalações rurais, manejo pré-abate e qualidade do couro -, sugestões recebidas durante os cursos já realizados no Estado, bem como as contribuições do Programa Produção de Alimentos Seguros-Campo (PAS-Campo) da Embrapa Gado de Corte.
Para o coordenador do Programa e pesquisados da Embrapa Gado de Corte, Ezequiel do Valle, o Manual é uma orientação aos produtores rurais. Pedimos sugestões de diferentes setores que compõem o agronegócio e remodelamos a publicação, destaca.
Desde a criação, 123 multiplicadores em 63 municípios do Estado foram treinados. Outros 133 indutores foram capacitados pelo SENAR-AR/MS. Esses profissionais (médicos-veterinários, zootecnistas e engenheiros-agrônomos) são responsáveis pela disseminação de conhecimentos, levando informações até o campo, ensinando à mão-de-obra das propriedades os cuidados necessários que devem ser tomados para uma produção de qualidade.
Além da Embrapa Gado de Corte e o SENAR-AR/MS, são parceiros do Programa Boas Práticas Agropecuárias, o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Produção e do Turismo (SEPROTUR), a Câmara Setorial de Bovino e Bubalinocultura e a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (FAMASUL).