Redação (17/08/06)- Representantes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), da Embrapa Suínos e Aves e de entidades representativas das duas cadeias produtivas estão revendo o método de definição do coeficiente técnico utilizado para a composição do custo produtivo. O grupo esteve reunido ontem, na sede da Superintendência Regional da Conab, em Porto Alegre.
Conforme o superintendente da Conab, Carlos Farias, o grupo está discutindo o aperfeiçoamento do coeficiente. “Isso é importante para definição de política de incentivo à produção de carne. Além disso, são relevantes na pauta de exportações”, explicou. O presidente da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs), Valdecir Folador, adiantou que serão revisados alguns indicadores relativos, por exemplo, a produtos como medicamentos e rações.
Dados como esses são fornecidos por associações, indústrias e cooperativas e tabulados e analisados pela Conab e Embrapa Suínos e Aves. Desde 2005, o custo no setor de suínos vem sendo calculado com apontamento mensal por estado. No RS, o valor ficou em R$ 1,85 em julho.