Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Bayer CropScience lança CropStar para o tratamento de sementes na cultura do milho

<p>Por se tratar de uma cultura com baixa população de plantas, a produção de milho pode ser comprometida quando sofre ataques de pragas durante o período de germinação das sementes e emergência das plântulas.</p>

Redação (16/08/06)-  O milho é uma das culturas mais importantes do mundo por se tratar do cereal com maior amplitude de utilização, sendo matéria-prima para as indústrias e produtos para alimentação animal e humana. Para se destacar nesse mercado tão competitivo, o produtor rural deve dedicar atenção especial aos manejos com a lavoura desde antes do plantio, pois a implantação correta da lavoura e o controle adequado das pragas iniciais são fatores determinantes para a boa produtividade e a alta qualidade dos grãos. Atenta a este cenário, a Bayer CropScience inova mais uma vez e lança o CropStar, inseticida desenvolvido totalmente no Brasil para o tratamento de sementes na cultura do milho.

Por se tratar de uma cultura com baixa população de plantas, a produção de milho pode ser comprometida de forma significativa quando sofre ataques de pragas durante o período de germinação das sementes e emergência das plântulas (plantas jovens). Enquanto na cultura da soja são semeadas cerca de 40 sementes por metro quadrado e nas de trigo e arroz são cerca de 300 sementes, no caso do milho são plantadas de cinco a seis sementes por metro quadrado. Por isso, o momento da implantação da cultura do milho é extremamente importante para que todas as sementes plantadas germinem e assegurem, assim, o número desejado de plantas no momento da colheita e o bom rendimento da lavoura.

Após anos de pesquisa, a Bayer CropScience descobriu que a combinação de dois eficientes ingredientes ativos tem excelente performance no controle de pragas mastigadoras e sugadoras, que comprometem o desenvolvimento inicial da cultura do milho. Por isso, trazemos ao agricultor o CropStar, que oferece proteção irradiada, da semente às folhas, protegendo as sementes no momento mais crítico a emergência e proporcionando plantas com alto potencial produtivo, explica o gerente de tratamento de sementes da empresa, Mauro Alberton.

O novo produto da Bayer CropScience possui eficiente modo de ação, pois é absorvido e translocado rapidamente pela planta, proporcionando um maior período de proteção. O CropStar é recomendado para o controle de pragas iniciais que atacam as sementes, raízes e plântulas do milho (plantas jovens), como lagarta-do-cartucho, percevejo-barriga-verde, lagarta-elasmo, tripes, pulgão-do-milho e cigarrinha-das-pastagens. Esses insetos, que podem reduzir o número de plantas na área cultivada e o potencial produtivo da lavoura, possuem hábitos subterrâneos ou superficiais e, por isso, passam despercebidos pelo produtor.

O CropStar vem para integrar o portfólio mais completo de tratamento de sementes e reforça o posicionamento da Bayer CropScience: sempre oferecer ao produtor rural brasileiro a melhor solução tecnológica para o manejo da lavoura. Foram anos de pesquisa e investimentos altos para que chegássemos neste produto tão eficiente e completo, com potencial para ser líder de mercado em pouco tempo, destaca Alberton.

Tratar é preciso o tratamento de sementes na cultura do milho é uma ferramenta estratégica para que o produtor rural controle o ataque das pragas iniciais, que limitam a produtividade da lavoura e, conseqüentemente, a qualidade dos grãos produzidos. Entre as vantagens do tratamento de sementes estão: o controle eficaz de pragas, a melhor germinação da semente, melhor enraizamento, melhor arranque no crescimento e mais vigor das plantas, proporcionando produtividade máxima da lavoura.

O milho é um dos principais produtos do agronegócio brasileiro e merece atenção especial para que a produção desse grão alcance a alta qualidade esperada e se torne uma cultura cada vez mais competitiva mundialmente. Para isso, o produtor deve considerar o tratamento de sementes como a melhor alternativa de manejo para obter plantas mais saudáveis, vigorosas e livres de pragas, conclui Alberton.

A cultura do milho é plantada em praticamente todos os estados do Brasil e isso ocorre com grandes diferenças de tecnologia e rendimento. A produtividade varia de 2.000 kg/ha a 14.000 kg/ha, sendo assim, o grande desafio é melhorar a produtividade média. E isso é possível se o produtor aumentar a adoção de tecnologia e, principalmente, na área de tratamento de sementes. Uma lavoura bem implantada já é uma grande evolução para a agricultura do País.

A Bayer CropScience é pioneira no tratamento de sementes e há 92 anos investe forte nesse segmento, para trazer ao mercado produtos inovadores e que colaborem para a produção agrícola mundial. A empresa conta com a linha mais completa do mercado, composta de produtos desenvolvidos para atender às necessidades dos produtores rurais.

Sobre a Bayer CropScience
Subsidiária da Bayer AG e com vendas anuais de aproximadamente 6 bilhões de Euros, a Bayer CropScience é uma das empresas líderes em inovação em ciências agrícolas no mundo nas áreas de defensivos agrícolas, controle de pragas não agrícolas, sementes e biotecnologia. A empresa oferece uma excepcional gama de produtos e extenso serviço de apoio para a moderna e sustentável agricultura e para aplicações não agrícolas. A Bayer CropScience conta com aproximadamente 19 mil colaboradores no mundo e está presente em mais de 120 países. No Brasil, conta com cerca de 900 colaboradores e duas fábricas, em Belford Roxo (RJ) e em Portão (RS). Visite o site da empresa: www. bayercropscience.com.br