Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Enzimas: a ciência em busca de melhores resultados na nutrição animal

<p>O grande fator que diferencia uma produção de aves e suínos de forma eficiente e profissional, passa necessariamente pelos mais modernos e rigorosos processos nutricionais.</p>

Redação (08/08/06)- Segundo explica o Gerente de Produtos Endo Power Beta, Joram Saullu, da Uniquímica, é importante analisar principalmente os reais fatores que influenciam no seu uso. “Os objetivos vão desde a redução de custos, até a melhoria no desempenho zootécnico”, explicou.

Segundo ele, o propósito da utilização das enzimas é corrigir perdas nutricionais que advém das diferenças nutricionais encontradas entre a Energia Bruta e a Energia Metabolizável dos ingredientes ricos em um grupo de carboidratos (Polissacarídeos Não Amídicos Solúveis PNAs) que os monogástricos não dispõem de enzimas endógenas para digestão dos mesmos.

Segundo Joram Saullu, é preciso entender as diferenças técnicas entre as enzimas disponíveis no mercado de nutrição animal. “Hoje, existem as seguintes enzimas comercialmente disponíveis: Fitases, Proteases, Carboidrases (O Endo-Power pertence a esse grupo)”, explicou. “Isso é muito importante para estabelecermos parâmetros comparativos na relação custo-benefício nas diferentes enzimas”, disse.

Ele faz um alerta: é bom lembrar ao produtor que independentemente da necessidade em relação à redução do custo na formulação ou a melhoria do resultado zootécnico, existem aspectos fisiológicos de caráter produtivo inerentes aos suínos que merecem destaques, conforme Joram Saullu explica abaixo:

“Durante o período de lactação as fêmeas suínas necessitam de um maior aporte energético em sua dieta, para suplantar e atender às exigências fisiológicas da produção do leite. Sendo assim, porcas que recebem rações mais ricas em energia produzem mais leite ante as porcas que foram alimentadas com dietas mais pobres em energia. Por outro lado, fêmeas que produzem mais leite, conseguem desmamar leitões mais pesados ou precocemente, o que sem dúvida representa um ganho econômico muito interessante ao produtor, já que dessa forma otimizamos as instalações de maternidade e creche, além de uma economia muito expressiva em relação ao consumo de rações nas fases de lactação, pré-inicial e crescimento respectivamente. Salientamos que por via de dúvidas será sempre interessante simular formulações com adição da enzima seja valorando os ingredientes ou simplesmente incluindo “Over the top”, traçando um comparativo de economia e produtividade com rações convencionais”.