Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Técnicos do Estado recebem treinamento para controle da ferrugem da soja

<p>O Estado é considerado uma área de exceção à região de várzeas tropicais, onde o clima e o sistema de subirrigaçãoé desfavorável a proliferação do fungo Phakopsora Pachyrhizi.</p>

Redação (12/07/06)- Em atenção ao PNCFS – Programa Nacional de Controle da Ferrugem da Soja que implantou a nível Nacional o Vazio Sanitário, a Seagro – Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a Adapec – Agência de Defesa Agropecuária realizam de 12 a 14 de julho, em Gurupi, treinamento e capacitação de técnicos para o monitoramento das áreas com o cultivo da soja.

O PNCFS aceitou uma excepcionalidade para o Tocantins, conforme portaria n219, de 03/07/2006. O Estado é considerado uma área de exceção à região de várzeas tropicais, onde o clima e o sistema de irrigação utilizado, subirrigação – que não molha a parte aérea da planta, é desfavorável a proliferação do fungo Phakopsora Pachyrhizi, causador da ferrugem. Para ficarem regularizados e de acordo com a Portaria e ao PNCFS, os produtores que estão plantando soja neste período devem realizar cadastro na Adapec, evitando sansões administrativas.

O treinamento acontecerá na UFT – Universidade Federal de Gurupi pelos orientadores Telmo Gosch Eng. Agrônomo Seagro; Luiz Michelin Eng. Agrônomo Adapec; Eduardo Coelho Eng. Agrônomo Senar e Moab Diany Dias Fitopatologista da UFT.

Vazio Sanitário
De acordo com o PNCFS, fica proibido o plantio de soja no País, por um período de 90 dias julho, agosto e setembro.

Safra
Nas várzeas do Tocantins, foram cultivados, segundo o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, cerca de 30 mil hectares de soja. No momento estão sendo feito levantamento e cadastramento das propriedades em Formoso do Araguaia.