Redação (06/06/06)- A Embrapa suínos e Aves, unidade descentralizada da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, comemora na sexta-feira 31 anos de fundação. A data será lembrada com uma reunião do Conselho Assessor Externo (CAE) da Unidade e com a entrega do prêmio Destaque da Avicultura Brasileira. A Embrapa de Concórdia é uma das fontes mais importantes para o progresso da avicultura e da suinocultura em Santa Catarina e no país, disse o presidente da Organização das Cooperativas de Santa Catarina (Ocesc), Neivor Canton.
A Embrapa se instalou em Concórdia em 1975, com a criação do Centro Nacional de Pesquisa de Suínos. Em 1978, a Unidade agregou a pesquisa em aves. Desde que foi criada, a Embrapa Suínos e Aves disponibilizou mais de 400 tecnologias e foi responsável por contribuições importantes. Uma delas é a vacina contra a rinite atrófica, que auxiliou no avanço da suinocultura no início dos anos 80.
Outra é a disponibilização do suíno light, a partir de 96. Também ajudaram, especialmente aos pequenos produtores, as linhagens de aves criadas pela Embrapa. O CAE é responsável pela análise dos resultados da Unidade e pela sugestão de medidas de apoio à suinocultura e avicultura. Será a primeira reunião do conselho em 2006.
A partir das 13h30m, no auditório da Unidade, o CAE fará uma audiência pública para apresentar os resultados alcançados pela Embrapa Suínos e Aves em 2005. O ano passado foi um período de muitos avanços. No ranking das unidades da Embrapa, por exemplo, conseguimos o quarto lugar após a primeira rodada de análise no cumprimento das metas, afirmou o chefe-geral da Embrapa Suínos e Aves, Elsio Figueiredo. A audiência servirá também para que a pesquisadora Liana Brentano apresente projetos e ações da Unidade sobre Influenza Aviária, doença conhecida como gripe aviária e que neste momento é discutida em todo o mundo.
Após a audiência, a Unidade fará a cerimônia de aniversário. A solenidade prevê a entrega do prêmio Destaque da Avicultura Brasileira a Ariel Antônio Mendes, professor da UNESP/Botucatu e diretor presidente da Fundação APINCO de Ciências e Tecnologia Avícolas (FACTA). A Unidade aproveitará ainda para homenagear empregados por tempo de serviço e pela conquista de premiações internas da Embrapa.