Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

ACEAV desenvolve ações para ingresso no plano de prevenção da IA

<p>O georreferenciamento das propriedades está pronto, a ADAGRI.</p>

Redação AI (19/05/06)- O presidente da Associação Cearense de Avicultura (Aceav), José Alberto Costa Bessa Junior, destacou, em entrevista a Agência SAFRAS, que a entidade está caminhando ao lado da União Brasileira de Avicultura e do Ministério da Agricultura para que não só o estado mas toda a região Nordeste esteja apta a ingressar no Plano Nacional de Prevenção da Influenza Aviária e de Controle e Prevenção da Doença de Newcastle o quanto antes.

“No Ceará o georreferenciamento das propriedades está pronto, a ADAGRI (Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará) está qualificando técnicos e veterinários também para atuação na avicultura e o Comitê Estadual de Sanidade Avícola já está funcionando”, explica. Bessa Junior entende que a busca de uma defesa regional e estadual está sendo feita e quanto mais cedo houver uma adequação melhor será para todos. “A região Nordeste recebeu um prazo de 12 meses para ajustes antes do ingresso no Plano, mas acredito que o estado do Ceará estará com todos os procedimentos concluídos antes disso”, comenta.

Em relação ao mercado de ovos, por outro lado, o dirigente mostra preocupação com o crescimento elevado das ofertas no estado. “A pressão tem sido forte, com as empresas trabalhando com preços abaixo do custo, sem que haja uma perspectiva de melhora no prazo de 4 meses”, comenta. O dirigente diz que o crescimento de 30% nos alojamentos nos últimos meses, sem que haja uma demanda, é um grande desafio para o estado. “Não se faz muita coisa visando a melhora do mercado de ovos. Penso que seria importante a implementação de ações no sentido de aumentar o consumo em todo o País”, finaliza Bessa Junior