Redação AI (12/05/2006) – O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) poderá firmar parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) para realizar monitoramento de aves migratórias fora do Brasil. Técnicos da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) reuniram-se hoje (12/05) com uma equipe técnica da Unicamp, chefiada pelo Pró-reitor Mohamed Habib, que apresentou o Plano Emergencial de Ação e Monitoramento Extra-territorial da Influenza Aviária.
O plano tem por objetivo acompanhar e colher material biológico das aves migratórias que utilizam a rota sul para ingressarem no país, procedentes do Continente Antártico. O plano prevê a descoberta da enfermidade antes que a doença se instale no território nacional, otimizando os esforços da área de saúde animal no trabalho de prevenção.
O diretor de programas da área animal da SDA, Jorge Caetano Junior, disse que o Mapa irá avaliar a possibilidade de realizar a parceria. Dentro da estratégia de prevenção atualmente executada pelo ministério em relação à enfermidade o plano é bem-vindo, mas teremos que discutir ainda o seu detalhamento.
O trabalho da Unicamp será realizado em consórcio com a Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos), de São Leopoldo (RS), por meio Laboratório de Ornitologia e Animais Marinhos, chefiada pelo professor Martin Sander. O ponto de apoio na Antártica será a base brasileira Comandante Ferraz.
Mohamed Habib acrescentou que o plano também disponibilizará um banco de dados com informações da rota sul, gerará informações técnicas sobre biologia e ecologia do vírus da Influenza Aviária e de outros vírus de importância avícola, além de ofertar um trabalho de diagnóstico molecular rápido do vírus.