REdação (05/05/06) – A Feira Latino-Americana de Aves e Suínos, que foi encerrada no último dia 27, em Florianópolis, reuniu representantes dos Estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Goiás num encontro de alto nível para deliberar sobre o plano federal de combate à gripe aviária.
Representantes das Secretarias de Agricultura dos Estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Goiás declararam a intenção de aderir imediatamente ao Plano Federal de combate à gripe aviária. Em uma nova reunião, marcada para os dias 16 e 17 de maio em São Paulo, os Estados apresentarão ao Ministério da Agricultura as ações tomadas até então.
A partir daí serão avaliados quais estão realmente em condições de fazer parte do Plano nacional. Além da feira de suinocultura e avicultura, a AveSui promove seminários técnicos e serve como fórum de debates para questões relativas a esses sub-setores do agronegócio.
Ainda no evento, o Estado de Santa Catarina oficializou seu Comitê de Sanidade Avícola e o Grupo Especial de Atendimento Sanitário Emergencial. O Secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural de SC, Felipe Luz, assinou durante a AveSui- Feira Latino Americana de Ave e Suínos, os atos de criação do Comitê Estadual de Sanidade Avícola (Coesa) e do Grupo Especial de Atendimento Sanitário Emergencial específico para aves (Gease). Participaram da reunião representantes da Secretaria, da Cidasc, UBA (União Brasileira de Avicultura) Sindicarne, Sadia e Perdigão. Com a criação oficial do Comitê, o próximo passo é encaminhar um documento ao Ministério da Agricultura com as medidas já tomadas pelo Estado.
Uma das propostas feitas durante o encontro foi a compartimentalização do Estado de SC em quatro áreas (regiões oeste, meio-este, litoral norte e litoral sul), para evitar ao máximo o trânsito de aves vivas. Santa Catarina tem cadastradas hoje 235 mil propriedades rurais e cerca de 7.500 estabelecimentos avícolas comerciais.