Redação AI (27/03/06)- Governo francês propôs que uma parte dos frangos armazenados pelas empresas avícolas, que baixaram drasticamente as vendas devido à gripe das aves, sirva para alimentar os mais necessitados.
O ministro da Agricultura, Dominique Bussereau, e a ministra delegada da Coesão Social, Catherine Vautrin, lançaram hoje um convite às companhias avícolas para que cedam às associações de caridade “1.060 toneladas de aves inteiras”, para serem distribuídas gratuitamente.
Segundo um comunicado conjunto divulgado pelos dois ministérios, o Governo compensará as empresas e assumirá os custos de transporte até aos centros das Organizações Não-Governamentais.
A quantidade de aves armazenadas em França chega actualmente às 30.000 toneladas, devido nomeadamente às restrições às exportações francesas de produtos avícolas decididas por cerca de 40 países, incluindo grandes clientes como a Arábia saudita.
A iniciativa do Governo completa o programa nacional de ajuda alimentar, com um investimento de 66 milhões de euros, dos quais 18 milhões são créditos nacionais, indicaram os dois ministros.