Redação AI (16/03/06)- A Malásia divulgou nesta quinta-feira novos casos da variedade H5N1 da gripe aviária em frangos e em outras aves de um parque no norte do país. Nove frangos mortos foram encontrados no vilarejo de Changkat Tualang, no estado de Perak, em 11 de março, e testes confirmaram a morte por H5N1, afirmou o diretor-geral do Departamento de Serviço Veterinário, Mustapa Abdul Jalil.
Separadamente, controles rotineiros em aves de um parque de ecoturismo também em Perak confirmaram que, no mínimo, cinco delas estavam infectadas com o H5N1, porém ainda estavam vivas.
Na Suécia, foram registrados seis novos casos do subtipo H5 em patos silvestres, mas ainda não estava imediatamente claro se se tratava da variedade H5N1, confirmada pela primeira vez no país escandinavo na quarta-feira.
Já descoberta do vírus da gripe aviária de tipo A num cachorro de rua morto no Azerbaijão aumentou o temor de uma epidemia neste país do Cáucaso onde três pessoas morreram nas últimas semanas.
“O vírus foi detectado num cachorro em 9 de março. As análises de laboratório continuam”, anunciou nesta quinta-feira a comissão governamental de luta contra a gripe aviária.
O professor Jeanne Brugre-Picoux, especialista francês em patologia do gado e de animais de pequeno porte, indicou que geralmente os cães não contraem gripe, “com exceção da contaminação pela gripe eqüina”.
“Não conhecemos casos de cães atingidos pela gripe aviária em geral ou pelo vírus H5N1 em particular”, disse à AFP, estimando que “não havia motivo para se preocupar”.
Outros especialistas confirmaram que, se este for um caso de H5N1 em cachorro, será o primeiro do mundo.