Redação (16/03/06)- Manejo de variedades de soja Roundup Ready, tolerante ao herbicida Roundup Ready, e a Fronteira do Plantio Direto, iniciativa de difusão desta técnica, com demonstrações de como obter melhor palhada, são alguns dos temas a serem apresentados aos produtores que visitarem o estande da Monsanto na Agrishow Comigo, que acontece de 4 a 8 de abril, das 8h às 18h, no Centro Tecnológico Comigo, em Rio Verde (GO). Quem visitar o local também terá oportunidade de conhecer quatro cultivares de soja RR Monsoy, além do portfólio completo de sementes híbridas de milho e sorgo da Sementes Agroceres, todos com tecnologia Monsanto e adequados ao Cerrado brasileiro.
Dessecação antecipada de soja RR
A liberação do cultivo da soja Roundup Ready ocorreu no Brasil em 2005, sendo cultivados no País, nesta safra, 9,4 milhões de hectares. Mas, embora esta tecnologia simplifique e flexibilize as operações de controle de plantas daninhas, com resultados excelentes e redução do custo de produção, produtores estão realizando dessecação próxima ao plantio (de três a sete dias antes ao plantio) e, em muitos casos, após a emergência da soja, resultando em perdas de produtividade da cultura. A dessecação antecipada ao plantio da soja permite que a mesma germine no limpo, declara Carlo Boer, coordenador de Desenvolvimento Tecnológico da Monsanto em Rio Verde.
Segundo ele, o fato de se poder dessecar com antecedência as coberturas ou plantas daninhas antes do plantio da soja constitui um componente muito importante para melhorar o plantio, facilitar o controle das plantas daninhas na pós-emergência, promover armazenamento de água no solo, reduzir problemas de pragas iniciais e efeitos alelopáticos e, por conseqüência, aumentar a produtividade da soja Roundup Ready, sem afetar o custo final de produção, pois a dessecação em sistema de plantio direto é realizada em qualquer condição. É importante o produtor adequar seu planejamento de execução da operação de dessecação e desfrutar da flexibilidade, facilidade e certeza de resultado que a tecnologia Roundup Ready disponibiliza no manejo de plantas daninhas na cultura da soja, observa Boer.
Fronteira do Plantio Direto
A Fronteira do Plantio Direto, iniciativa da Monsanto para difundir o Sistema Plantio Direto, percorreu, em 2005, cidades de Goiás, assim como de outros estados do Cerrado. Neste ano, a ação deve atingir mais de 15 municípios da região, com demonstrações das tecnologias desenvolvidas pela empresa para melhor obtenção de palhada.
Em 2005 aproximadamente 1,2 mil agricultores da região conheceram as coberturas CoverCrop (sorgo híbrido), Brachiaria ruziziensis, milheto e Capim Sudão para diferentes formas de manejo, tanto para a cultura da soja como no milho, assim como explicações sobre a importância da palhada. Os pólos agrícolas do Brasil Central são áreas que correm o risco de degradação pelo uso ainda incorreto das práticas de manejo, como o arado. Dessa forma, em uma região onde as práticas conservacionistas não são adotadas corretamente, a Fronteira do Plantio Direto leva soluções aos agricultores para um plantio sustentável”, afirma Luiz Galera, gerente do Distrito Rio Verde da Monsanto.
Segundo ele, após os encontros realizados em 2005, foram observadas as recomendações sendo adotadas em áreas comerciais de todo o Cerrado. Mas há ainda muito a se fazer. Para este ano, estamos implementando novas áreas demonstrativas para difundir o plantio direto na região”, explica.
Cultivares Monsoy RR
Quatro cultivares de soja Monsoy geneticamente modificadas com a tecnologia Roundup Ready, tolerantes a herbicidas à base de glifosato, estarão plantadas na Agrishow Comigo. São elas a M-SOY 7878 RR, M-SOY 8585 RR, M-SOY 8000 RR e M-SOY 8008 RR.
Características das novas cultivares:
* M-SOY 7878 RR Grupo de maturação 7.8, com época de plantio que vai de 15 de outubro a 30 de novembro, tem adaptação para plantios antecipados, visando o plantio da Safrinha de milho e/ou sorgo. Tem ótima adaptação nas regiões altas. Seu plantio é recomendado nas seguintes regiões: Norte de São Paulo, Norte, Sul e Sudoeste de Goiás, Triângulo Mineiro e Norte de Minas Gerais, Norte do Mato Grosso do Sul.
* M-SOY 8585 RR – Grupo de maturação 8.5. Tem alto potencial produtivo, ótimo visual, ampla adaptação geográfica, bom engalhamento, a variedade tem ainda bom rendimento no beneficiamento. Por isso, esta cultivar dever ser focada para os locais de alta produtividade em Mato Grosso com regiões baixas e solos férteis, sendo uma ótima opção para o cultivo de milho Safrinha no Norte do Mato Grosso. Regiões de adaptação: Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Oeste da Bahia. Seu plantio é de 15 de outubro até 30 de novembro.
* M-SOY 8000 RR – Grupo de Maturação 8.0. Tem como destaque: precocidade, ótimo visual, boa sanidade. Apresenta ótima adaptação a regiões altas e tem boa tolerância ao Nematóide de Galha (M. javanica). É recomendada para o plantio em: Norte de São Paulo, Goiás, Norte de Minas Gerias e Triângulo Mineiro e Norte do Mato Grosso do Sul para o plantio de 15 de outubro a 15 de dezembro.
* M-SOY 8008 RR – Grupo de maturação 8.0, com potencial produtivo, precocidade, responsiva à fertilidade, ótimo visual e adaptação a regiões baixas, a cultivar é recomendada ao Norte de São Paulo, Goiás, Norte de Minas Gerias e Triângulo Mineiro, e Norte do Mato Grosso do Sul, seu plantio vai de 15 de outubro até 30 de novembro.
A Monsoy, empresa do grupo Monsanto para a produção e comercialização de sementes certificadas de soja, através das mais modernas técnicas de melhoramento genético e com base em um amplo banco de germoplasma, realiza um importante intercâmbio global de variedades e linhagens. A equipe de pesquisa combina excelência acadêmica, inovação científica e experiência profissional, desenvolvendo variedades capazes de se adaptar às mais diferentes condições de cultivo, gerando diversas soluções para diferentes sistemas de produção.
As variedades Monsoy são oferecidas aos agricultores através de uma ampla rede de multiplicadores regionais, que tem seu processo de produção acompanhado por um programa de qualidade no qual as sementes são inspecionadas para que seu potencial genético seja preservado.
Sementes Agroceres
O portfólio completo de sementes híbridas de milho e sorgo da Sementes Agroceres, que alia altíssimo teto produtivo à sanidade foliar e de grão, poderá ser conferido pelo agricultor que visitar a Agrishow Comigo. A Sementes Agroceres é uma das mais tradicionais marcas brasileiras. Há 60 anos no mercado, possui tecnologia Monsanto e é uma das empresas que mais investe em pesquisas para manter-se continuamente com um portfólio completo de sementes híbridas, precoces e superprecoces, para a Safra de Verão e Safrinha. Sementes Agroceres é a marca que mais cresce no mercado de alto investimento, aponta Maurício Cunha, da Sementes Agroceres de Rio Verde.