Redação AI (24/11/05) – O AmericAvestruz 2005, composto pelo VI Congresso Brasileiro de Estrutiocultura, o I Congresso Internacional de Estrutiocultura, o 4o Leilão Qualidade ABCAV e paralelamente, a VI ExpoAvestruz, promovido pela Associação dos Criadores de Avestruzes do Brasil (ACAB) e a Associação Baiana dos Criadores de Avestruzes (ABCAV) será aberto, oficialmente, na manhã de hoje (24/11).
No Centro de Convenções do Pestana Bahia Hotel, a abertura oficial contará com importantes figuras do governo e de entidades baianas e do mercado estrutiocultor nacional, já estão confirmados: Plínio Moura, da Secretaria da Agricultura; Maria Delian Sodré, da Superintendência Federal da Agricultura; Almiro Sacramento, da Secretaria de Combate à Pobreza e Desigualdades Sociais; Luiz Hage, da Agência de Defesa de Agricultura; Geraldo Torres, vice-presidente da Sociedade de Médicos Veterinários e o prefeito da cidade de Luiz Eduardo Magalhães, Osiel Oliveira.
Após a participação dos convidados, representantes de entidades e órgãos oficiais, o presidente da ACAB, Adair Ribeiro Júnior, apresentará o panorama setorial da estrutiocultura nacional através dos trabalhos desenvolvidos pelas 14 Associações Regionais, contando com a palavra de cada presidente.
No segundo dia do evento (25/11), serão apresentados painéis e fóruns de debates sobre diversos temas, como por exemplo: incubação, criação e manejo de filhotes, controle e fiscalização sanitária de criatórios, biosseguridade, aspectos sanitários e mercadológicos para exportação, canais de comercialização de carne e tendências, entre outros. E, por fim, no terceiro dia, serão abordados e discutidos temas como genética e rastreabilidade, mercado nacional e internacional de carne, couro, plumas, óleos, ferramentas de marketing para os produtos de avestruz, gestão da qualidade.
Além disso, em paralelo, estão programados mais cinco cursos complementares: Clínica em Avestruzes para Médicos Veterinários, Operacionalização em Incubação, Criação e Manejo de Avestruz, Capacitação do Programa de Melhoramento Genético (PROGESTRUZ) e Artesanato em Ovos de Avestruz.
Contando com um seleto time de renomados especialistas brasileiros e representantes de órgãos regulamentadores e científicos, o Americavestruz também trará importantes ícones da estrutiocultura mundial, como Hendrik Pienaar, François de Wet e Allan Wallace, da África do Sul e Candido Carrilho González, da Espanha.
Estrutiocultura
De acordo com o Anuário Oficial 2005/2006, da ACAB, o plantel brasileiro conta com 335.425 avestruzes em todo território nacional. Grande parte do plantel está concentrado em três Estados: São Paulo, Goiás e Bahia, que, respectivamente, são os maiores produtores de avestruzes do Brasil, somando, juntos, 70% de nosso plantel. E, Salvador/BA, local-sede do evento, situa-se na região soberana na liderança produtiva de avestruzes da região Nordeste, que abriga 18% do plantel brasileiro.
“O setor já movimenta cerca de R$ 1 bilhão/ano mundialmente e conta, no Brasil, com aproximadamente 3.000 criadores e 21 cooperativas espalhadas por todo país”, explica Adair Ribeiro Júnior presidente da Associação dos Criadores de Avestruzes do Brasil (ACAB). Segundo ele, “encerraremos 2005 com 330 mil aves e a perspectiva é que em meados de 2006 tenhamos entre 450 e 500 mil aves no plantel nacional”, ele adianta.
A atividade pecuária em franco desenvolvimento e expansão mostra sua importância e abrangência nacional e, ano que vem, internacionalmente também. O Brasil foi eleito o país-sede do XIII Congresso Mundial em 2006. A estrutiocultura “made in Brazil” estará sob os olhares do mundo e mostrará os bons negócios que tem para oferecer.
Para saber mais sobre o AmericAvestruz, acessar www.americaavestruz2005.com ou através da assessoria de imprensa da ACAB, pelo telefone (15) 3211-6446 ou (71) 2103-8030.